“Como as populações com poucos recursos na América Latina e no Caribe podem desenvolver as habilidades necessárias para ter acesso a bons empregos, melhores oportunidades e bem-estar geral?” foi o questionamento que as empresas que participaram do Desafio TPrize Challenge 2021 tiveram que responder. Realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, as companhias participantes usaram tecnologia para impactar positivamente e desenvolver oportunidades para comunidades dos países da América Latina e no Caribe.
O desafio tinha o intuito de minimizar os impactos negativos da pandemia da Covid-19 na educação, propondo metodologias práticas e de ensino-aprendizagem, além de oferecer formação e currículo flexível em competências técnicas, sociais, interpessoais e transversais, preparando as pessoas para o trabalho do futuro. A iniciativa contou com a curadoria de grandes especialistas no setor, inclusive de Erich Schmit, conselheio do Google. Houve mais de 200 inscrições de 34 países, 5 empresas foram finalistas sendo a vencedora a brasileira ChatClass.
“Nossa proposta é aumentar a produtividade das empresas por meio de educação, com foco nas pessoas que não utilizam um computador de mesa ou laptop para trabalhar. Tudo funciona por meio do celular, pelo WhatsApp, onde o estudante consegue aprender os conteúdos por conversação completa e automatizada”, explica o CEO da edtech, Jan Krutzinna.
De acordo com ele, o Prêmio é uma excelente oportunidade de mostrar a importância da tecnologia para o desenvolvimento, aperfeiçoamento profissional e educação das comunidades dos países LaTam e caribenhos. A tecnologia da ChatClass, que utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA), é usada para transmitir os conteúdos de cursos técnicos e aulas via WhatsApp e já impactou cerca de 500 mil estudantes.
* Foto destaque: Jan Krutzinna, fundador e CEO do ChatClas. Crédito: Marco Torelli.