É perceptível a aceleração dos hábitos de consumo online nos últimos anos. Estima-se que 40% dos usuários de internet em todo o mundo compraram produtos online – sendo equivalente a mais de 1 bilhão de compradores. Os dados são da RankMyApp, empresa referência de inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first.
O Brasil é o terceiro país que mais realiza compras pela internet e as vendas online já representam 1% do PIB brasileiro. Para que as empresas se atualizem sobre as tendências do mercado de compras e e-commerce, e tenha insights para criar estratégias assertivas, o RankMyApp reuniu dados do mercado de mobile.
Downloads de apps de e-commerce no Brasil
2018
Em 2018, os meses com maior número de downloads foram os meses de novembro, por conta da Black Friday, dezembro, pelo Natal e Ano Novo e janeiro, durante a queima de estoque. Foi observado que a Copa do Mundo não refletiu nesse indicador.
2019
Em 2019, houve um aumento de downloads de 20% em relação ao ano anterior, sendo os meses com maior número em novembro, dezembro e janeiro. Durante esse ano, a economia brasileira demonstrou sinais de recuperação pós crise econômica de 2014, sendo representado pelo aumento de consumo da população.
2020
Houve um aumento de 104% nos downloads em comparação com o ano anterior, sendo os principais meses: maio, junho e julho. A pandemia do Covid-19 impulsionou os downloads de aplicativos a partir do mês de abril de 2020, quando iniciou oficialmente o isolamento social no Brasil.
2021
Esse ano houve uma queda de 40% nos downloads em comparação com 2020, sendo novembro, agosto, dia dos pais, e março, dia do consumidor, os meses com maior número de apps baixados.
2022
Teve um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2021, sendo até o momento os meses de março, abril e maior com maior número de downloads.
Downloads em datas comemorativas
Dia do consumidor (março): em 2021 houve um aumento de 32% comparando com fevereiro;
Dia das mães (maio): em 2021 houve aumento de 34% comparando com abril;
Dia dos namorados: houve aumento de 3% em 2020 e nos demais anos teve uma variação negativa;
Dia dos pais: houve aumento de 7% em 2018 e de 9% em 2021, nos demais anos teve variação negativa;
Dia das crianças (outubro): em 2019 teve um aumento de 20% em 2019 comparando com setembro.
Black Friday (novembro): houve aumento de 105% em 2019 comparando com outubro;
Natal: houve variação negativa em todos os anos, uma vez que há Black Friday no mês anterior.
Variação anual 2019×2020: Em 2020, houve crescimento no número de downloads no dia do consumidor, dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais, impulsionados pela pandemia, e queda na Black Friday e no Natal.
Variação anual 2020×2021: Em 2021, houve queda em todas as datas comemorativas sendo esta mais acentuada no primeiro semestre do ano.
Variação anual 2021×2022: Em 2022, houve aumento de 5,5% no dia das mães e queda de 6,8% no dia do consumidor.
Download por categoria
2018
O marketplace ficou em primeiro lugar, com mais de 16 milhões de downloads, seguido de móveis & eletrônicos (mais de 3 milhões), saúde & beleza (mais de 1 milhão) e artigos esportivos (mais de 900 mil).
2019
O marketplace seguiu na liderança (mais de 14 milhões), junto com móveis & eletrônicos (mais de 8 milhões), mas os artigos esportivos (mais de 2 milhões) passou de saúde & beleza (mais de 1 milhão).
2020
Móveis & eletrônicos lidera o ano, com mais de 30 milhões de downloads, seguido de marketplace (mais de 14 milhões), artigos esportivos (mais de 6 milhões) e saúde e beleza (mais de 1 milhão).
2021
Novamente móveis & eletrônicos fica na liderança, com mais de 15 milhões de downloads, depois marketplace (mais de 11 milhões), artigos esportivos (mais de 2 milhões) e saúde & beleza (mais de 2 milhões).
2022
Móveis & eletrônicos segue em primeiro, com mais de 7 milhões de downloads, marketplace (mais de 5 milhões), artigos esportivos (mais de 1 milhão) e saúde & beleza (mais de 1 milhão).
Visão geral
Cerca de 61% dos consumidores compram sempre ou quase sempre na Black Friday e 74% antecipariam as compras apenas se houvessem uma promoção mais atrativa que na Black Friday.
“O mercado de E-commerce está em um período de grande expansão. Estima-se que o segmento irá movimentar ainda em 2022 mais de R$ 91,5 bilhões em vendas, em decorrência de datas como a Black Friday e Copa do Mundo. Por isso, estratégias de mobile app marketing em categorias de compras vem recebendo grandes investimentos para se adequar as tendências do mercado”, afirma Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas do RankMyApp.