A pequenina o360, nascida no Vale do Paraíba, está concorrendo diretamente com uma gigante, o Google. Enquanto no Street View, veículos da empresa norte-americana circulam por ruas e lugares fazendo fotos panorâmicas e as disponibilizando na internet, na o360, o esquema funciona de maneira parecida, mas em escala muito menor, claro. A empresa montou um site que disponibiliza fotos panorâmicas e informações de estabelecimentos comerciais –por enquanto, apenas as cidades de Taubaté e São Paulo estão cobertas.
A startup foi fundada por Douglas Lazzarini, Artur Bonnet e Francisco Trevisan, que buscam atuar em um mercado fortemente presente na estratégia do Google: o das buscas que os consumidores fazem em busca de estabelecimentos pela internet.
Segundo Rebeca Monteiro, responsável pela comunicação da startup, a ideia do produto é permitir que os estabelecimentos comerciais possam mostrar sua estrutura e criar credibilidade, além de ajudar os usuários a conhecer novas empresas. “O o360 é gratuito para empresas que já possuem tour virtual, ou seja, elas podem se cadastrar e utilizar uma página exclusiva sem necessidade de pagamento de mensalidade. Para as empresas que ainda não utilizam esta tecnologia, o o360 oferece contratação de produção de Tour Virtual por meio de parceria com fotógrafos parceiros pré-cadastrados”, diz Rebeca. Esse valor para fazer o tour virtual é de a partir de R$ 430.
A o360 foi criada com investimento próprio dos sócios, que tiveram rendimentos com um empreendimento anterior. Até o momento, são quatro funcionários em tempo integral no projeto.