A Diferente, foodtech de assinatura de alimentos orgânicos, firmou uma parceria com a Associação Prato Cheio. O objetivo é dar um destino aos itens que estão em plenas condições de consumo, mas não são enviados para os clientes da foodtech porque podem ser depreciados durante o transporte ou que passaram do limite máximo de peso das cestas no momento da montagem.
Em vigor desde novembro de 2022, o acordo já direcionou mais de 16 toneladas de alimentos para a causa. Com essa quantia, mais de 83.400 refeições servidas pela ONG foram enriquecidas com os produtos orgânicos oferecidos pela foodtech.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
De acordo com Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Diferente, a parceria tem se mostrado um passo fundamental para atender aos propósitos da companhia. “Graças a iniciativa, nós conseguimos não só praticamente zerar toda a margem de desperdício, mas também promover o acesso à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. É uma ação benéfica em todos os sentidos”, argumenta.
Este propósito, aliás, acabou sendo o grande motivador por trás do início dessa parceria, uma vez que o contato entre as organizações se deu após a Prato Cheio ter identificado proximidade com o modelo de negócio da startup.
Diferente e Prato Cheio combatem a fome no Brasil
Em 2022, 58,7% da população brasileira conviveu com algum tipo de insegurança alimentar. Em números absolutos, os dados divulgados pelo 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Penssan, mostram que 125,2 milhões de pessoas no Brasil passaram por algum nível de insegurança alimentar no ano passado. Em comparação com 2018, o salto foi de 60%.
Fundada em 2001 por um grupo de universitários que identificou um grande volume de alimentos desperdiçados no Mercado Municipal de São Paulo, a Prato Cheio atende 52 entidades na capital paulista, contribuindo para a alimentação de mais de 28 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.