* Por Anderson Arcenio
Em Julho de 2020, eu e Giovanni Oliveira, começamos uma iniciativa chamada “Startups do Interior”, um podcast para dar mais visibilidade para empreendedores, empreendedoras e startups do interior paulista.
Nós acreditamos que existem ótimas startups pelo interior, mas que acabam não tendo as mesmas oportunidades e acessos dos grandes centros. Essa iniciativa que nasceu dentro da FCJ Bauru, uma venture builder especializada em desenvolver startups do interior. Queremos ser uma vitrine para estes negócios contarem suas histórias e mais do que isso, inspirar e colaborar com quem também está pensando em iniciar o seu negócio.
A primeira temporada
Na primeira temporada, conversamos com 10 startups do interior paulista, sendo 7 de Bauru, 1 de Marília, 1 de São Carlos e 1 de Ribeirão Preto. Destas startups, 6 atuam no modelo SaaS (Software as a Service) e 4 com o modelo de marketplace, conectando e intermediando a relação entre 2 pontas.
Avaliando o estágio de cada um destes negócios, vemos que 3 das 10 startups estão em um estágio chamado de “Operação”, em que já possuem um produto e estão adquirindo os primeiros clientes. Outras 5 estão em “Tração”, já começando a ter números mais consistentes e por fim, 2 estão em crescimento acelerado e expandindo sua atuação, podendo ser categorizadas no estágio de “Escala”.
Empreender no interior paulista
Uma das perguntas que fazemos no podcast é em relação à percepção de ter uma startup no interior, quais os pontos positivos e negativos que existem no entendimento de cada empreendedor. Vou listar abaixo algumas considerações que fizeram:
– Melhor qualidade de vida, menos estresse e tempo perdido em deslocamento;
– O custo operacional no interior é menor do que em grandes centros;
– Mercado ainda pouco explorado, gerando mais espaço para criar soluções, com possibilidades de pioneirismo nas regiões;
– O acesso a recursos financeiros e investimentos são mais difíceis no interior;
– Será necessário viajar diversas vezes para a capital.
Dicas e aprendizados
Durante toda a conversa com os convidados, é possível extrair diversos aprendizados que os mesmos adquiriram durante a jornada, mas deixamos um espaço final no episódio apenas para compartilharem dicas para novos empreendedores. Muitas dicas boas surgiram, como por exemplo:
– Busque validar sua ideia e não tenha amor por ela. Seu foco deve ser resolver o problema, a solução pode mudar durante a jornada;
– Não tenha medo de mudanças, nem dos erros, os erros fazem parte da evolução do negócio;
– Procure ajuda de outras pessoas e/ou instituições, ninguém faz nada sozinho;
– Escolha bem suas lideranças, quem vai dar continuidade no negócio quando você está ausente, as pessoas devem ter os mesmos propósitos e acreditarem no negócio;
– Faça o planejamento da sua empresa e saiba onde você quer chegar, trabalhe duro para chegar onde quer.
Em breve uma nova temporada vem aí, e inclusive, se tiver indicação de alguma startup para participar, nos recomende pelo @startupsdointerior no Instagram!
Anderson Arcenio é bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp Bauru, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e atua há mais de 15 anos com projetos digitais. Empreendedor com startups há 10 anos, hoje é sócio das empresas Cocreare, FCJ Bauru, Protarefa, Salus e Dinamize.