O dia 5 de maio é conhecido internacionalmente como Dia Mundial da Senha. A “comemoração” existe desde 2013, idealizada pelo pesquisador de Segurança da Informação Mark Burnett e posteriormente adotada pela Intel como um lembrete para os usuários reforçarem a segurança com seus dados.
Senhas fracas seguem acompanhando diversos usuários de todo mundo. A lista das 200 senhas mais utilizadas em 2021, divulgada recentemente, reforça esse problema. A clássica “123456” continua liderando o ranking, no Brasil e em outros 41 países. Cerca de 84,5% das senhas seriam quebradas por um por um hacker.
“Isso se mostra especialmente um problema quando considerável parte delas não requer conhecimento nenhum de hacking para serem adivinhadas. São sequências óbvias do teclado ou palavras muito fáceis”, afirma Leonardo Camata, especialista em Segurança da Informação da ISH Tecnologia. “A lógica é um tanto quanto simples. Se você não gastou nenhum esforço em pensar em uma boa senha, há boas as chances que os hackers também não precisem de muito para quebrá-la”.
Além das numéricas, substantivos relacionados a comida e animais são frequentes e devem ser evitados. “Muitas senhas estão relacionadas a grandes eventos que ocorrem no ano. Em 2021, considerável parte das credenciais tinham alguma ligação com as Olimpíadas de Tóquio”, comenta Camata.
O brasileiro entendeu que estava na hora de mudar seus hábitos de senhas fáceis e em 2021 aumentou suas buscas pelos termos “gerenciador de senha” e “autenticação em dois fatores”. Além disso, em comparação com 2020, a preocupação com o gerenciador dobrou, enquanto com a dupla autenticação subiu 33%. Já “vazamento de senha” passou a despertar quatro vezes mais interesse das pessoas, com crescimento de +299%.
Gerenciador de Senhas
Com o objetivo de ajudar as pessoas a adotarem senhas fortes e diferentes para cada login, sem que para isso todos tenham que guardar combinações complexas na cabeça, o Google desenvolveu o Gerenciador de Senhas. Integrado diretamente ao Chrome, ao Android e à Conta do Google, o software usa a mais recente tecnologia de segurança, baseada em IA, para armazenar e proteger senhas. A ferramenta ajuda não só a criar palavras-chave complexas e seguras, como também simplifica seu uso ao guardá-las com segurança.
O Gerenciador também oferece a opção de completar automaticamente campos de acesso a contas em diferentes sites. A solução ainda realiza uma análise minuciosa para identificar se uma senha utilizada foi comprometida e verifica se a mesma combinação já foi utilizada para outra conta.
Autenticação em dois fatores
Para fortalecer ainda mais a segurança da sua conta, o Google também oferece uma camada extra de proteção de acesso, a verificação em duas etapas. Por meio dele, o Google exige uma segunda autenticação, que pode ser feita por meio de outros dispositivos ou aplicações.
No ano passado, o Google ativou automaticamente a verificação em duas etapas de modo automático nas contas de pelo menos 150 milhões de usuários e ainda passou a exigir que pelo menos 2 milhões de criadores do YouTube ativassem esse recurso. O objetivo foi ampliar o rigor com a proteção de usuários e reforçar ainda mais as ações de segurança de senhas e logins.
Dicas para criar uma senha forte
Fuja do genérico – Essa talvez seja a dica mais importante. Qualquer ordem de caracteres que faça sentido para qualquer pessoa no mundo (como uma sequência de letras óbvia do teclado, uma personalidade famosa ou um time) tem risco muito maior de ser vazada.
Evite informações pessoais – Isso vale para nome próprio, de familiares ou data de nascimento. Evite qualquer informação pessoal que possa ser facilmente encontrada na web (como time que torce, nome de algum animal de estimação).
Tamanho importa – Quanto maior for sua senha, mais difícil será de descobri-la. Idealmente, utilize uma com pelo menos 12 caracteres.
Senhas únicas – Após bolar uma senha difícil e aparentemente aleatória, um erro ainda cometido por muitos é reutilizá-la em outros lugares. O ideal é ter uma credencial por serviço utilizado. Um gerenciador de senhas serve de grande ajuda aqui.
Misture símbolos – Outra boa ideia é intercalar diferentes tipos de caracteres, como maiúsculas e minúsculas, números e outros símbolos do teclado.