O Dia dos Namorados passou e a data marca uma crescente no mercado e o comércio online mais uma vez teve papel de destaque nas vendas do varejo. O faturamento dos pequenos e médios lojistas chegou a R$194 milhões no online, número 20% superior ao dia dos namorados passado, que foi de R$ 161,5 milhões.
Os números foram demonstrados no levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online. Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com a base de lojistas brasileiros da empresa.
De acordo com Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop, as PMEs buscaram oferecer uma melhor experiência de compra a fim de se destacar frente aos grandes varejistas. “Observamos que os lojistas complementam os conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o ‘unboxing’ em casa”, explica Arantes.
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A Macchi, joalheria virtual focada em alianças, lançou a campanha “Dia dos Amores” e ofereceu produtos a pronta entrega e fretes mais rápidos – “envio flash e super flash”. “Reparamos que muitos de nossos clientes não costumam comprar presentes de forma antecipada, por isso oferecemos fretes com prazos de um a quatro dias úteis, variando somente se o cliente optar por personalizar as alianças”, comenta a empreendedora Aline Djanikian.
Já a Good Vibres, loja online especializada em produtos eróticos, além de lançar novos produtos e fazer campanha com brindes, apostou em kits de produtos com preços atrativos – a partir de R$59,90. “Muitos clientes ficam na dúvida sobre quais produtos comprar para presentear, portanto, os kits facilitam essa escolha e oferecem uma composição mais completa e atrativa para o consumidor”, explica Isabela Cerqueira, CEO da marca.
Estratégias usadas no Dia dos Namorados foram aprovadas pelo mercado
As ações estratégicas colocadas em prática pelos lojistas agradaram ao público: foram comprados mais de 3 milhões de produtos no período, com um ticket médio de R$ 248,10 por compra. Moda (R$ 71 milhões), Saúde & Beleza (R$ 16 milhões) e Acessórios (R$ 13 milhões) foram os segmentos que mais faturaram durante o período analisado.
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