* Por Rodolfo Gomes
Não é novidade que o ser humano é visual e isso pode ser percebido diretamente nas nossas redes sociais. Se você tiver duas postagens, uma com uma ilustração e outra sem a ilustração, ambas com o mesmo conteúdo, para qual delas você vai parar de rodar o dedo na tela e prestar mais atenção? A resposta é simples, para a publicação com imagem.
Dados da Venngage mostram que 90% da informação transmitida para o nosso cérebro é visual. Então, a decisão de clicar, entender e mergulhar nos mais variados assuntos depende de como utilizamos esse design dentro do espaço digital.
As redes sociais se adaptaram para irem além de uma rede de contatos, elas se tornaram espaços para discussões pessoais, profissionais, sociais e até mesmo para a construção de comunidades. Por isso, uma grande virada de chave para as empresas conseguirem se conectar com seu público-alvo é o investimento em um marketing digital inteligente, que atrai o público através da identificação.
O Design reforça que as pessoas não compram apenas os produtos, mas sim a perspectiva oferecida dentro da imagem do que elas estão levando para casa. Elas compram a identidade, o posicionamento social e a representatividade do seu cotidiano. Uma das grandes apostas do design como inovação no mundo digital é o uso das NFTs – tokens não fungíveis -, que viraram a grande sensação da internet no final do último ano. Esses tokens ou icons transferíveis podem imprimir os traços de uma boa campanha ou até mesmo a identidade da sua marca ou empresa.
Outra inovação que podemos ficar de olho para os próximos meses é o uso da imagem no metaverso. Desde o final de 2021, voltamos as atenções para um novo tipo de universo virtual que promete replicar a realidade a partir dos canais e dispositivos digitais. Para a construção desse novo ‘mundo’ que vamos agregar à rotina digital, é necessário ter em mente a fiel semelhança da realidade para o mundo virtual.
Além da usabilidade da imagem como um projeto de identificação – seja de forma social ou virtual – o design é um aliado da experiência do usuário. O termo UX Design também ganhou destaque nos últimos anos, e além da compreensão do tema como uma porta de entrada de oportunidades de crescimento no ambiente online, é também um trabalho de desenvolvimento de uma experiência do usuário baseado em soluções que direcionam o consumidor a criarem afetividade com a marca. Mesmo que a técnica do UX seja utilizada para facilitar a usabilidade, ela também é um forte atrativo para manter o público engajado, pois a condução da trilha de consumo passa pela experiência, e quanto melhor for a experiência em sites, redes sociais e produtos digitais, mais fidelizado permanece o consumidor.
Essas novidades que chegam ao cenário digital simbolizam a inovação a partir da imagem, principalmente quando essas imagens envolvem a integração entre símbolos, redes sociais, vídeos e produtos que dão o controle ao consumidor. Abrir o leque de possibilidades da sua empresa atendendo as necessidades e dores de quem se comunica com o seu negócio é o caminho para introduzir o design como uma ferramenta e até mesmo como uma chave de inovação para o mundo digital.
E agora, o que você pretende fazer para direcionar a sua empresa para uma perspectiva mais ativa com o design no mundo digital?
Rodolfo Gomes é empreendedor, e possui 20 anos de carreira executiva. Se graduou em matemática e administração de empresas. Seu foco é gerar valor para seus clientes e para a sociedade a partir da missão de unir a tecnologia e o design para entregar soluções de impacto ao contar histórias.