A Citi Foundation anunciou o seu primeiro Desafio Global de Inovação para potencializar os esforços de ONGs em todo o mundo que estão desenvolvendo soluções inovadoras para lidar com a questão da segurança alimentar. O desafio selecionará organizações com impacto social em mais de 80 regiões, incluindo o Brasil, país em que segurança alimentar é um item de alta relevância na pauta social. O prazo para inscrições é 22 de março, às 18h.
Este desafio inaugural oferecerá globalmente um total de US$ 25 milhões para 50 organizações, para dar suporte a projetos pilotos ou à expansão de ideias que foram desenhadas para lidar com a questão da segurança alimentar e reforçar a saúde física e financeira de famílias e comunidades de baixa renda. O Citi Foundation investiu R$ 5,5 milhões no Brasil entre 2022 e 2023, e novos projetos brasileiros poderão se somar a este montante com este desafio.
Com 770 milhões de pessoas sofrendo com alguma forma de subnutrição ao redor do mundo, a segurança alimentar é atualmente uma das principais crises globais. Um estudo recente do Citi Global Perspectives & Solutions (GPS) estimou que o impacto da subnutrição na economia global pode chegar a até US$ 3,5 trilhões por ano – ou cerca de US$ 500 para cada pessoa no planeta – devido aos níveis recordes alcançados pelos preços de alimentos e outros fatores macroeconômicos que levaram a distúrbios civis e deslocamentos populacionais globais.
“Muitas famílias ao redor do mundo enfrentam uma luta diária de não saber quando e de onde virá a sua próxima refeição”, diz Brandee McHale, presidente da Citi Foundation e Head de Investimentos e desenvolvimento comunitário do Citi.
Para isso, a Citi Foundation priorizará projetos em quatro áreas:
- Acesso: Apoiar os esforços que aumentam o acesso a alimentos saudáveis para comunidades de baixa renda.
- Acessibilidade financeira: Melhorar a acessibilidade a alimentos por meio de esforços de financiamento comunitário que ajudem a reduzir a carga financeira imposta às comunidades de baixa renda.
- Disponibilidade: Abordar desafios na cadeia de abastecimento alimentar que conduzam a benefícios comunitários positivos, como a criação de novos empregos e negócios.
- Resiliência: Aumentar o número de recursos disponíveis que permitem que as comunidades de baixa renda se preparem e respondam com mais eficácia a distúrbios à segurança alimentar durante as crises.
“A crise de segurança alimentar é uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta hoje”, diz Liza Henshaw, presidente da organização internacional Global Citizen. “Tendo orgulhosamente feito uma parceria com o Citi por mais de dez anos, vimos em primeira mão o impacto que a Citi Foundation teve em ajudar a tirar comunidades carentes da pobreza. Esta iniciativa global fornecerá um financiamento muito necessário para organizações dedicadas a combater a escassez de alimentos com as soluções inovadoras de que precisamos desesperadamente”.
“O Citi é um banco global com presença física em 95 países. Em função de sua escala e capilaridade, estamos unicamente posicionados para compreender e lidar com questões importantes para a humanidade”, diz Marcelo Marangon, presidente do Citi Brasil.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Primeiro Desafio Global de Inovação
O primeiro Global Innovation Challenge se soma à história do Citi e da Fundação Citi de oferecer suporte a soluções para a questões da segurança alimentar. O auxílio do Citi e da Fundação Citi ajudou a ONG No Kid Hungry a oferecer 300 milhões de refeições a crianças em situação de fome desde 2014. Voluntários do Citi montaram mais de 1,7 milhão de refeições em nome da ONG U.S. Hunger desde 2017.
Em 2020, durante o auge da pandemia, a Fundação Citi deu suporte aos esforços da Global FoodBanking Network de alívio contra a coviid-19 nas Américas Central e do Sul. Na Ásia, o apoio da Fundação Citi ao Think City em 2020 ajudou a organização a formar parcerias com quatro organizações comunitárias na Malásia para garantir que populações vulneráveis recebessem alimentos e suprimentos médicos.
Mais recentemente, na Europa, o apoio financeiro da Fundação Citi ajudou a Crown Agents International Development a comprar e entregar apoio nutricional a bebês prematuros na Ucrânia.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.