Para oferecer aos alunos uma opção de criação de negócio após a conclusão da pós-graduação, o governo de Minas Gerais está oferecendo capacitação em empreendedorismo para mestrandos e doutorandos de algumas instituições de ensino.
Estão abertas as inscrições para o Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação até o dia 5 de junho (quarta-feira!) na UFMG, Unimontes, Ufu, Unifei, Ufla e Ufop. “As vagas são limitadas a 25 pessoas por instituição e exclusivas para estudantes de mestrado e doutorado das áreas tecnológicas, gerenciais, exatas e de saúde das instituições participantes”, diz comunicado divulgado.
Inscrições, regulamento, cronograma e lista dos cursos incluídos estão aqui.
Esse programa foi criado em 2010, pelo próprio governo mineiro, e tem agora a sua segunda edição, quando eles esperam ter 200 participantes e gerar 45 “planos inovadores”. Esses alunos passam por seminários presenciais que são chamados de Embates Pocket.
Veja o que o governo diz sobre esses seminários:
“Os Embates são seminários vivenciais que contam com uma metodologia criada pelo Instituto Inovação para desenvolver comportamentos e competências empreendedoras nos participantes. A metodologia já foi aplicada em equipes de empresas e governos dentro e fora do Brasil, sempre com sucesso.
Este ano, o Embate será oferecido em uma versão especialmente adaptada ao perfil dos mestrandos e doutorandos participantes. Por isto, está sendo chamado de Embates Pocket: durante 2 dias em cada universidade, os participantes poderão vivenciar a experiência prática de transformar uma ideia em um Plano de Inovação. Estes Planos continuarão a ser desenvolvidos e melhorados nas etapas seguintes com a ajuda de atores do sistema de inovação: profissionais do governo, universidades, mercado e setor financeiro.”
Os seminários começam e terminam em junho.