Aqui nesta turma da Singularity University são 80 pessoas, 80 formações e trajetórias profissionais diferentes, 36 países, 70 dias, 24 horas por dia (não é brincadeira….), muitas e muitas ideias, um laboratório super legal (impressoras 3D, drones, robôs, sistemas de visualização 3D, equipamentos de sequenciamento de DNA, PBCs, softwares variados e muita traquitana eletrônica….), alguns dos caras mais cools do mundo tech e do Vale do Silício, ideias sobre os grandes problemas da humanidade.
E daí? Por que interessa saber disso? Pelos seguintes motivos:
- Novidades tecnológicas e gente interessada em fazer coisas novas são coisas que não faltam aqui no Vale. A ‘conversa’ na Singularity não é só sobre aplicativos móveis, muito pelo contrário – muito hardware & biotec estão no centro dos temas, especialmente porque muitas dessas tecnologias estão sendo ‘digitalizadas’ e irão proliferar exponencialmente;
- Cada vez mais os países orientam suas estratégias de inovação para a solução de grandes desafios mundiais – água, energia, saúde, educação, alimentação… Esse também é o foco dos projetos desenvolvidos na Singularity. Isso não acontece por acaso: essas áreas incluem enormes oportunidades de negócios. Mudar o mundo pode dar muito dinheiro;
- Vivemos uma época na qual surgem novos modelos de educação e treinamento. Iniciativas como Udacity, Coursera, Khan Academy, Codecademy e outras estão aí como exemplos. A Singularity é um dos ‘modelos’ com uma ‘proposta inovadora’, combinando palestras, workshops, discussões individuais, atividades de team building e de projeto (de tecnologia e negócios);
- Aqui tem gente com todos os perfis e tipos de formação: história, ciência da computação, finanças, biologia molecular, astrobiologia, design…. O grupo tem empreendedores sociais, investidores, cientistas, funcionários de governo, escritores etc. A ideia de fundo é que diversidade é uma coisa positiva e desejada/necessária para a inovação – o Richard Florida já fala isso há algum tempo.
- O Vale do Silício tem uma enorme quantidade de gente qualificada e cheia de ideias e as conexões por aqui são muito fáceis. Esse é um enorme diferencial! Pense em algo novo ou alguém fazendo algo legal/inovador… muitos desses passarão pela Singularity ou teremos contato.
São bons motivos para ficar de olho, certo?
Escreverei sobre essas coisas: tecnologias, desafios globais (e oportunidades para empreender a eles associadas), modelos de educação (e o modelo da Singularity), as pessoas que estão aqui e suas ideias/projetos e as conexões/contatos que teremos aqui com gente de tecnologia e negócios. Ficarei de olho!
Comentários ou opiniões expressados neste site são de responsabilidade do autor. As visões não necessariamente representam as da Singularity University, seus gestores ou colaboradores. A Singularity University não é responsável pela confiabilidade do conteúdo expressado pelo autor.
Singularity University, 10^9+, Ten to the Ninth Plus, marcas relacionadas e logomarca são de propriedade da Singularity University e são registrados e/ou usados nos Estados Unidos e em outros países.