Quer dar uma fugidinha da rotina e fazer um passeio turístico diferente? Foi a partir dessa visão e da diminuição do mercado de compras coletivas que a startup Max Viagem começou a oferecer um nicho bem específico de turismo: a venda de experiências em determinados lugares.
No formato B2B e B2C, a plataforma oferece a usuários, agências e guias de viagem a possibilidade de comprar passeios por preços módicos.
Conversei um pouco com o CEO, Alessandro Gomes. Veja o que ele nos conta.
O produto
“A Max Viagem é uma plataforma de venda de complementos de viagem. Além de fazer a venda para o publico final, levamos tecnologia para os operadores receptivos, que poderão, a partir da plataforma, realizar o gerenciamento de suas reservas, a venda de seus passeios e atividades online por meio de seu próprio canal de e-commerce, fornecido pela plataforma.
Ainda, vamos distribuir seus passeios e atividades em todas as agências de viagem e outros canais de venda que também utilizarão a plataforma para oferecer aos seus clientes uma diversidade maior de passeios e atividades. Neste sentido funcionamos como um white label, ficando por trás de toda a operação, sem aparecer para o cliente final.
Hoje temos mais de 75 mil usuários cadastrados na plataforma e mais de 30 opções disponíveis para compra no site em seis destinos turísticos.”
Investimento
“Todo investimento na plataforma foi feito pelos próprios sócios. Investimos todas as nossas economias. Recentemente eu vendi minha casa para investir na empresa.”
Fundadores
“Eu, Alessandro Gomes, CEO, atuo no turismo há 4 anos. Além da Max Viagem sou sócio e cofundador da Max Temporada, site de aluguel por temporada com mais de 1 milhão de acessos por ano. Anderson Araújo, CTO, possui grande experiência na plataforma Microsoft, onde atua há mais de 15 anos. É especialista em computação na nuvem, desenvolvimento para web e BI. Thiago Ermano (comunicação social e especialização em comunicação corporativa, e Raquel Serafim (formada em comunicação Social e Pós-Graduada em Gestão de Negócios.”
Funcionamento
“A startup atuava no mercado de compras coletivas de turismo e fez o pivot para o novo modelo no mês de agosto de 2013, quando foi aberta uma nova empresa para atuar no novo modelo de negócio. Hoje, além dos quatro sócios, temos dois funcionários, sendo um de turismo e um de marketing.”
Foco
“Viemos analisando o nicho de mercado do turismo receptivo há 1 ano. Percebemos um gap gigantesco entre as empresas de turismo receptivo e a forma como os passeios, atividades e experiências que tornam a viagem de uma pessoa única e exclusiva era comercializado. Identificamos que as pessoas querem chegar em sua viagem com o máximo possível de atividades organizadas previamente. Queremos trazer para a plataforma todas as opções de passeios e atividades que um viajante pode realizar no destino turístico, trazendo parceiros selecionados e que traga segurança e uma ótima experiência em todo o processo de compra e organização da viagem.”
Praticidade e abrangência
“Hoje, não temos no Brasil nenhum player com foco no mercado de turismo receptivo. Analisamos todos os pontos de dificuldade encontrados pelos empresários do setor e pelos viajantes. Trouxemos para o viajante uma ferramenta de reserva online, onde ele pode escolher o passeio que quer fazer e escolher a data e horário em que deseja executar. Após isto, um voucher com todas as informações do passeio e do operador são gerados para o cliente e ele não precisa se preocupar com mais nada, só curtir o passeio dele.”
Vantagem
“Como nossa plataforma é full service, levamos para o consumidor final as melhores opções de passeios e atividades no destino turístico. Além disso, os viajantes poderão visualizar e interagir com a avaliação dos demais usuários da plataforma sobre os passeios realizados. Como funcionamos como um white label, podemos além de tudo, complementar o serviço de sites como: sites de venda de passagens rodoviárias, reservas de hotéis, etc.”
Fornecimento
“O serviço está disponível atualmente nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, São Paulo/SP, Boituva/SP, Holambra/SP e Arraial do Cabo/RJ. A previsão é que até o final do ano já estejamos em mais de 30 destinos.
A empresa está sediada em Alphaville, Santana de Parnaíba/SP. Acreditamos no potencial de Alphaville para o crescimento da startup. Além da proximidade com a cidade de São Paulo, existem vantagens tributárias, como, por exemplo, o desconto no ISS, que tornam o local muito atrativo para nossa empresa.”