* Por Gustavo Stork
Períodos sazonais como Natal, Dia das Mães, Páscoa e Black Friday são épocas em que o varejo vende mais, e muitos comerciantes se preparam exclusivamente para essas datas especiais, porém o desafio para muitos segue em manter o equilíbrio dos negócios nos períodos de alta e baixa demanda. Por isso, neste artigo vamos tratar como as estratégias de marketing podem colaborar com as vendas ao longo do ano.
Para os empreendedores que operam on-line, como e-commerce e marketplaces, normalmente conseguem manter as vendas fora dos períodos sazonais, pois o público está mais próximo e, ainda, atrair consumidores por meio das ferramentas digitais como geração e rastreamento de leads, por exemplo. Para o varejo físico é necessário criatividade e ações de marketing para manter o volume de vendas.
Para isso, é possível realizar diversas iniciativas para conquistar o consumidor. Uma delas é aproveitar temas em alta, como os filmes mais aguardados no cinema, celebridades do momento, as estações do ano primavera, verão, outono e inverno. Portanto, é fundamental estar atento às oportunidades de mercado e demanda para oferecer o produto para cada momento de compra.
Outro ponto importante é preparar a equipe de vendas. Entender as especificações e benefícios dos produtos comercializados, vendedores mais preparados tendem a se comunicar melhor com os clientes e, dessa forma, obter um melhor resultado. Por isso, contribui aos negócios manter a capacitação dos times com técnicas de cross selling, quando o consumidor adquire produtos complementares.
Também é essencial manter promoções nos períodos de baixa demanda. Aproveitar datas que não são necessariamente feriados, como o Dia do Mundial do Rock, Dia do Amigo, entre outras, pode ser uma estratégia interessante a ser adotada pelo lojista que pode criar ações, campanhas com preços que atraiam a atenção do consumidor.
As lojas físicas também podem criar oportunidades com o meio digital, como investir em canais nas redes sociais, como uma vitrine digital para expor produtos e anunciar promoções, unboxing dos produtos ou até mesmo promover lives, podem ajudar a conquistar mais público durante o ano todo. Nesse sentido, o e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para se comunicar e oferecer promoções específicas para cada cliente.
A realização de eventos, como workshops e palestras, ou até mesmo investimentos em patrocínios, também ajudam a atrair o consumidor. Investir no serviço de delivery também é uma solução considerável, já que os consumidores estão cada vez mais sem tempo para ir às lojas, e o momento atual ainda requer isolamento social por causa da pandemia.
Por fim, cuidar do ambiente, mantê-lo limpo e organizado, saber utilizar os pontos focais da loja para expor os produtos mais rentáveis, bem como deixar o estabelecimento atraente com uma ótima fachada, são detalhes que parecem óbvios, mas que fazem toda a diferença para o consumidor. Contudo, a criatividade pode ir muito mais além, por isso, é importante se manter atualizado sobre as novidades e perspectivas do mercado.
Gustavo Stork é Head of Marketing e Growth do Bling, sistema de gestão do Grupo Locaweb. Fundador do The CMOs Marketers, maior comunidade de marketing do Brasil, empreendedor serial, mentor startup weekend, especialista em marketing, growth e SaaS. Pós graduando em finanças pela PUC-RS.