Dany Carvalho é de família humilde, mas sua mãe sempre fez questão de incentivá-la a estudar, pois segundo ela “a educação é a única herança que eu posso e quero te deixar”. Sendo bolsista nas instituições de ensino pelas quais ela passou, e a primeira mulher a se formar na família, Dany foi selecionada para trabalhar no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós Graduação, uma iniciativa do Instituto Inovação em parceria com o Governo de Minas Gerais.
O programa tinha como objetivo despertar o interesse e desenvolver competências em empreendedorismo e inovação nos alunos de mestrado e doutorado das 13 universidades públicas de Minas Gerais. “Eu queria ter uma história diferente, e percebi que a educação é quase um bilhete premiado para ter mobilidade social. Inclusive, quando passei no vestibular, saiu no jornal da cidade, e meu pai guarda esse recorte até hoje”, conta Dany.
Dany é uma mulher negra, natural de Minas Gerais e empreendedora desde muito antes de entrar no ecossistema de startups. “Venho de uma família de mulheres empreendedoras. No entanto, a forma como elas empreendiam é muito diferente do que é mencionado nas capas de revista”, relata. “Minha mãe e avó são vendedoras de salgados. Então, aprendi com elas o que é ter um negócio. E, sinceramente, acredito que uma mulher que é dona do seu próprio dinheiro é, sem dúvida, dona das suas próprias decisões”, comenta.
Dany participou de todo o processo de idealização da aceleradora Startup Farm, que foi lançada oficialmente em 2011, dentro da empresa ela participou de 14 rodadas de aceleração, em 6 cidades diferentes. Hoje, a Farm é uma das aceleradoras mais experientes no ecossistema de startups. Além disso, Carvalho também trabalhou na Abstartups, onde atuou ativamente no planejamento e execução do CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo.
Já no Cubo, iniciativa do Banco Itaú e da Redpoint eventures, ela permaneceu durante três anos e promoveu diversas iniciativas, como o Cubo Conecta, que celebra o aniversário da empresa e apresenta temas relevantes do cenário digital.
Desde janeiro de 2022, Dany atua como CEO do Órbi Conecta, principal hub de Inovação e Empreendedorismo Digital de Minas Gerais. A empresa foi criada pela comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com grandes empresas como Inter, MRV e Localiza.
“Embora seja mineira, morei durante anos em São Paulo. Quando recebi essa proposta, logo topei me mudar para Belo Horizonte. Um dos fatores que me fizeram tomar essa decisão foi ajudar a impulsionar Minas Gerais como epicentro de inovação e formação de uma nova geração de startups e pessoas com habilidades digitais que o mercado tanto precisa. E claro, ficar mais perto da minha família”, diz a CEO.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Ser exceção e não regra: como é ser uma mulher preta no ecossistema de startups?
“É solitário”, afirma Dany. “Quanto mais alto é o cargo que ocupo menos mulheres eu vejo, principalmente negras. Nos últimos anos, tenho conhecido muitas mulheres negras como eu e que são empreendedoras dentro do ecossistema de inovação, e juntas começamos a trazer um pouco de sororidade para dentro desse espaço que fazemos parte”.
Hoje, Dany Carvalho ainda diz que é muito bom ter pessoas com quem possa ter uma conexão e deixa claro que: “Quero ser aquela que abre as portas para outras mulheres e ser referência para elas. Inclusive, hoje eu sou a única mulher negra à frente de um hub de inovação aqui no Brasil, e quero muito contribuir com a mudança desse cenário e acredito que as empresas precisam focar cada vez mais em diversidade”.
Dany Carvalho dá dicas para mulheres que querem empreender e/ou mudar de carreira:
Com a vasta experiência que possui no mercado de trabalho e no ecossistema de startups, durante o nosso bate-papo Dany listou 6 dicas para as mulheres que se inspiram nela e que querem começar a empreender e/ou mudar os rumos da sua vida profissional.
1 – Você não está sozinha
“Busque ajuda e faça parte de comunidades como a B2Mamy e Rede Mulher Empreendedora. Além de encontrar outras pessoas com desafios parecidos com os seus, vai encontrar um ambiente acolhedor e com profundidade necessária para assuntos de gestão e inovação.”
2 – Guarde dinheiro
“Vai por mim, não acredite que dá pra empreender sem dinheiro como dizem por aí. Você vai precisar de dinheiro para tirar a sua ideia do papel, seja ela qual for. Minha dica é guardar dinheiro. Quanto mais organizada financeiramente você estiver, mais liberdade vai ter para experimentar e ter menos pressão em acertar rápido.”
3 – Aprender sempre
“Reserve tempo para aprender coisas novas e se manter atualizado no mercado que quer atuar. Seja estrategista e crie a sua própria lista de conteúdos, que vão ser a sua “carta na manga” no jogo dos negócios. Eu gosto de podcasts e newsletters, pois o conteúdo geralmente tem uma curadoria e boas referências para poder aprofundar os estudos.”
4 – Tenha um plano
“Ter clareza é criar visão de futuro. É definir o que você quer ou vai fazer daqui pra frente. Entender a forma que você deseja contribuir para o mercado. Antes de sair marcando reuniões e cafezinhos por aí com outras pessoas, conecte-se com você primeiro. A gente precisa honrar de onde se vem, da nossa trajetória, dos aprendizados que teve ao longo do caminho,quais são os seus valores e seus inegociáveis. Ter consciência sobre essas questões é a base que irá te ajudar a definir o próximo passo.”
5 – Faça novas conexões
“Conecte-se com pessoas que já estão no mercado, que você admira e interaja com elas. Um novo mercado pode ter nova cultura e valores específicos e você só vai aprender sobre eles se estiver conectado às pessoas certas. Construa a sua própria rede: foque em qualidade de pessoas e não em quantidade.”
6 – Bota a cara no sol
Vale começar pela atualização das redes sociais, como a descrição da sua atividade principal no Linkedin. “Como eu sempre digo: Quando você se permite ao que merece, atrai o que precisa”, finaliza Dany.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.