Mais uma empresa tradicional que teve que mudar para sobreviver na era digital. A consultoria Templum, sediada em Campinas (SP), trabalhou com sistemas de gestão entre de 1997 ao ano de 2010, quando percebeu que precisava de uma virada em seu negócio. Foi quando eles decidiram virar uma startup e escalar o serviço de consultoria, com foco nas pequenas e médias empresas.
“Tínhamos uma demanda enorme [das pequenas empresas], mas não fechávamos muitos negócios por conta do preço. Nosso custo era alto e era impossível cortar mais custos e margens para conseguir atender às pequenas empresas”, diz Igor Furniel, sócio e diretor-executivo da empresa, segundo comunicado divulgado. Segundo ele, as implementações de consultoria presenciais eram demoradas e onerosas.
Por isso, eles decidiram partir para a internet. “Começamos a trabalhar em uma plataforma na qual a própria empresa poderia avançar na implementação do sistema de gestão da qualidade com o auxílio de consultores via chat, chamados, conferências, além do telefone e do e-mail”, afirma o sócio. Assim, eles conseguiram a redução no preço necessária para explorar um novo setor do mercado.
Segundo a própria companhia, essa mudança também impactou no faturamento da consultoria, que passou de R$ 100 mil em 2009 para R$ 4,5 milhões em 2012. A companhia tem 40 funcionários e agora informa que fará licenciamento de sua marca. “Nossas vendas ficam reduzidas por conta disso. Para vender mais rápido, vamos fisicamente até alguns possíveis clientes. O licenciado vai atingir empresas que não conseguimos”, conta Igor.
Foto: Kevin Dooley