Sempre anunciamos quando o Finep lança um novo edital para financiar empresas, mas não é sempre que conseguimos acompanhar um edital até o fim do seu ciclo de vida e ver o dinheiro colocado em prática. Hoje, falarei para vocês da Bim.bon, um software que calcula orçamentos de projetos de arquitetura online e que foi subvencionado pelo Finep com R$ 1,5 milhão em investimentos.
O Bim.bon foi criado pela startup Superficie.org e monta o orçamento a partir de um banco de dados com produtos, materiais de construção e mão de obra. O produto, que pode ser baixado aqui, não é exatamente novo do mercado e afirma ter mais de 9 mil arquitetos como usuários, após alguns meses na estrada.
“O cálculo de quanto uma obra vai custar normalmente é feito por um engenheiro orçamentista, no final do processo, quando o projeto já está bastante adiantado. Assim, qualquer furo no orçamento é sinônimo de um grande retrabalho, pois para o projeto ser refeito, volta-se vários passos. O bim.bon evita esse problema”, explica Roberto Andrés, sócio da Startup ao lado de Leandro Araújo, ambos arquitetos.
Segundo eles, o site registra anonimamente as buscas que são feitas e consegue identificar os produtos que não foram encontrados e informar a startup de que precisa haver uma atualização. “No último mês, 15 mil produtos foram especificados em projetos por arquitetos de todo o Brasil, usando o bim.bon. A meta é chegar a 50 mil produtos por mês até o meio do ano”, afirma Leandro, segundo comunicado divulgado.
Como forma de obtenção de renda para o produto, os fundadores enxergam contratos comerciais com marcas, que podem querer anunciar dentro do software.
Foto: Esparta Palma