2021 foi EXUBERANTE, com o recorde histórico de 23.0% de crescimento do mercado de TI Brasileiro.
* Por Dagoberto Hajjar
Todos os trimestres bateram recordes históricos e o quarto trimestre chegou a 27,5% de crescimento.
Eu estudo o mercado de TI há muitos anos e vejo que ele tem um crescimento em platôs.
Até 2018 tivemos um platô de crescimento de 12% impulsionado pelos grandes projetos de automação de escritórios, do mercado financeiro, educação, saúde, etc. De 2012 a 2016 passamos para um platô médio de 5% de crescimento. De 2017 a 2020 passamos para outro platô de 10% de crescimento. 2021 inaugurou o quarto platô, com o recorde de 20%. Tivemos 23% de crescimento em 2021; teremos 24,5% em 2022; 23,0% em 2023 e talvez uns 21% em 2024.
Motivos do crescimento do mercado de TI
Alguns motivos que nos levam a acreditar no quarto platô de crescimento: 5G alterando completamente a tecnologia e forma como as empresas falam entre si e com seus consumidores. O aumento de consumo de TI nas empresas de menor porte (SMB – small and medium business), e o aumento de consumo de ferramentas de análise e produtos satélites ao sistema de gestão empresarial (ERP). A demanda por ofertas de IaaS (Infraestrutura como serviço), nuvem e segurança continuará enorme.
Monitoramos, há muitos anos, o Déficit de Tecnologia. De 2000 a 2020 o Brasil investiu o equivalente a 2,1% do PIB em TI; no mesmo período os USA investiram 3,9%; deixando o Brasil em uma posição de grande desvantagem. Em 2020 o investimento cresceu para 3,0% e em 2021 para 3,6%, sinalizando que vamos reduzir o déficit histórico.
O final de 2022 para o crescimento do mercado de TI
Mas em 2022 teremos 4 possíveis fantasmas: eleições, copa do mundo, inflação e falta de mão de obra.
Os empresários entrevistados não acham que a copa do mundo impactará as vendas de TI, uma vez que a maioria das empresas deixou de vender produtos transacionais para oferecer projetos maiores ou receita recorrente. A copa acontecerá entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro, então, os empresários acreditam em alguma antecipação de projetos e compras.
A inflação em 2021 foi de 10,1%, a maior desde 2005. Os empresários tiveram grande dificuldade em renegociar com seus clientes, e só conseguiram repassar 7,5% dos custos para preços ao consumidor. Existe muita especulação sobre como será a inflação nos próximos anos. Tem um grande grupo de economistas que acredita que teremos 2 ou 3 anos de inflação no platô de 10%. Se isto realmente acontecer, então, será um impacto gigantesco em TI e no Brasil. Definitivamente já esquecemos de como viver e negociar com um mercado inflacionado.
Falta de mão de obra
O mercado de TI está sofrendo, há anos, com falta de mão de obra. Neste momento a falta de mão de obra atingiu níveis críticos e está fazendo com que várias empresas estejam com o seu crescimento limitado. Faltam bons programadores, desenvolvedores, vendedores, profissionais de marketing, administrativo e financeiro. Tem empresas que estão comprando outras empresas apenas para captar seus talentos. A alta procura e baixa demanda fez com que os salários fossem inflacionados em 8,1%.
Os preços para consumidor, em 2021, sofreram um reajuste de 7,5% + 8,1% = 15,6%
2022 será um ano com campanha eleitoral muito intensa, com investimentos altos em marketing e redes sociais, muito polarizada e com MUITOS “stakeholders” (interessados) divulgando previsões exageradas…Vão aparecer vários processos e dossiês…Haverá muita insegurança quanto à economia, inflação e câmbio.
Nós já vimos isto acontecer antes. São várias desculpas que o cliente poderá utilizar para postergar projetos ou decisões. E a grande maioria dos vendedores cairá nesta armadilha….
O primeiro desafio dito pelos empresários de TI para 2022 é: VENDER. Estamos frente a uma grande janela de oportunidade de crescimento do mercado de TI que, provavelmente, nunca mais acontecerá. Você precisa comer 2 pedaços de pizza e deixar seu concorrente sem pizza alguma.
O seu desafio é usar tecnologia, processos, gestão e treinamentos de novas técnicas para os vendedores terem sucesso. O vendedor à moda antiga não conseguirá ter resultados. Você tem que levar sua equipe de vendas para outro platô de crescimento e desempenho.
Dagoberto Hajjar trabalhou 10 anos no Citibank em diversas funções de tecnologia e de negócios, 2 anos no Banco ABN-AMRO, e 9 anos na Microsoft exercendo, entre outros, as atividades de Diretor de Internet, Diretor de Marketing e Diretor de Estratégia. Atualmente é sócio fundador da ADVANCE – empresa de treinamento e consultoria para empresas que querem aumentar as vendas.