O surto de coronavírus no Brasil levou muitas empresas a adaptarem os seus serviços para minimizar os impactos causados pela doença. Sendo assim, visando facilitar a vida das pessoas neste período, algumas startups estão fornecendo seus serviços de forma gratuita e por tempo determinado, até que a situação se normalize.
Confira algumas delas:
Bionexo:
A Bionexo, health tech de soluções digitais para gestão em saúde, vai disponibilizar gratuitamente por 90 dias seu marketplace para que pequenos e médios hospitais no país possam fazer suas compras on-line com os mais de 10 mil fornecedores de medicamentos e suprimentos hospitalares conectados com a empresa no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Espanha.
“Monitoramos diariamente as cotações e negociações de compra e venda de produtos para hospitais, desde alimentos a equipamentos sofisticados e temos visto que está cada dia mais complicado devido a alta de preços e dificuldade dos próprios fornecedores em terem acesso a alguns itens, como máscaras, por exemplo. Se para os grandes hospitais é um momento delicado, imagina para os menores, que, em geral, não têm acesso a fornecedores nacionais e globais e dependem de um profissional para fazer as cotações manualmente. Nosso objetivo é apoiar a rede hospitalar para que não falte nada para o atendimento à população”, afirmou Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.
Pelo site da companhia, é possível se cadastrar e ter acesso ao marketplace, já disponível desde o dia 18 de março.
“Tecnologia e saúde compõem nosso DNA e é por isso que acreditamos que juntos podemos avançar ainda mais nesta jornada, provendo o setor com a inteligência, eficiência e transparência tão importantes em todos os momentos, mas em situações críticas ainda mais essenciais”, conclui o executivo.
Clinicarx:
A Clinicarx, plataforma digital de serviços farmacêuticos, disponibilizou um curso online gratuito, com aulas e materiais voltados aos profissionais que atuam em farmácias e drogarias.
O programa aborda conhecimentos sobre a coronavírus, prevenção, controle da infecção e procedimentos para prevenção na farmácia. Além disso, disponibiliza um módulo de triagem clínica que orienta os farmacêuticos a fazer a anamnese segura nos pacientes para identificar casos suspeitos e promover o encaminhamento médico. “As farmácias podem ser aliadas do governo ao contribuir para reduzir a busca dos serviços de saúde e descentralizar o atendimento inicial, identificando e encaminhando pessoas que não sabem proceder diante da crise”, explica Cassyano Correr, fundador do Clinicarx.
A startup prepara a disponibilização da versão gratuita do módulo de triagem clínica de seu software para todas as farmácias do país, com a finalidade de auxiliar no atendimento à doença.
Apponte.me
A Apponte.me, solução pensada em substituir o relógio de ponto biométrico, a folha de ponto ou mesmo o cartão de ponto tradicional, de forma que empresas de pequeno a grande porte possam reduzir custos e otimizar processos do departamento pessoal, disponibiliza a plataforma completa de forma 100% gratuita, pelo período de 2 meses, para empresas que queiram optar por regime de home office com seus colaboradores por conta do coronavírus. Desde quando a gratuidade foi disponibilizada, mais de 140 empresas já entraram em contato.
Daniel Godoy, fundador e especialista em projetos da Apponte.me, aposta na relevância do trabalho feito dentro de casa. “A gente acredita que o home office é uma coisa importante e necessária, embora eu acredite que o brasileiro não tem uma cultura de trabalhar em casa. Mas eu acho que a gente vai acabar criando essa cultura forçadamente, porque as pessoas precisam trabalhar”, ressalta.
O processo não gera nenhum tipo de custo para as empresas que, após o fim dessa gratuidade, não terão compromisso algum sobre a contratação ou fidelidade com o produto.
Supermercado Now:
O Supermercado Now, startup de supermercado online na qual o cliente faz as compras em seus dispositivos eletrônicos e as recebe em casa por meio dos shoppers, liberou frete grátis para todos os clientes acima de 60 anos por conta do coronavírus.
A ideia é ajudar o grupo de risco, que são os idosos, a realizarem as compras de supermercado sem precisar sair de casa. O benefício está liberado até o dia 31 de março e é automático para clientes já cadastrados na plataforma.
Olist:
Para ajudar micros e pequenos empreendedores a superarem o impacto do coronavírus, a Olist, startup que ajuda varejistas a aumentarem suas vendas ao gerar liquidez de estoque, lançou o Olist Shops, uma vitrine virtual gratuita micro, pequenos e médios lojistas.
Por meio da plataforma, em menos de 3 minutos o usuário consegue cadastrar seus produtos ou serviços online e tira dúvidas dos seus clientes diretamente pelo Whatsapp. Não tem custo para baixar, assinar, nem para vender. São três passos simples para começar a vender: cadastrar o produto ou serviço; acrescentar um título para o anúncio, descrição e preço; adicione uma foto para deixar o anúncio mais atrativo, após isso, o produto fica disponível em um site com o nome da empresa e os clientes podem acessar pelo computador ou celular.
“O objetivo do Olist desde o início é facilitar a venda no ambiente online, conectando quem quer vender com quem tem interesse em comprar”, afirma o CEO da startup, Tiago Dalvi.
AbeLLha:
A abeLLha, startup fundada em 2016 com o propósito de alavancar novas empresas a encontrar um modelo que a sustente e a faça crescer no mercado, vai auxiliar gratuitamente empreendedores que estejam enfrentando dificuldades devido ao coronavírus.
A atenção deve-se voltar completamente para a gestão de caixa e exploração de novos modelos de negócio, que possam manter o fluxo e a empresa operando nos próximos 3 meses. Também é importante ter a rotina de trabalho da equipe bem definida, com processos claros e transparentes para todos para que possam operar remotamente, se necessário.
“Nos últimos cinco dias, devido à crise da COVID-19, três startups do nosso programa quase quebraram. Para a empresa que está começando, precisa ganhar mercado e tem menor escala, é comum não ter um fôlego financeiro que possa aguentar mais que 2 meses em uma situação de crise. Para os que prestam serviços como cursos, workshops ou até consultorias vimos o faturamento quase zerar.”, conta Ana Julia Ghirello, fundadora da abeLLha, que fez parte do time que fundou a OLX e é hoje a executiva que lidera o produto de streaming do Telecine.
VidMob:
A VidMob, marketing creative platform, resolveu disponibilizar sua plataforma de forma gratuita para departamentos de marketing e agências de publicidade internas e externas ao redor do mundo. A ideia é que os profissionais tenham acesso a uma maneira eficiente e assertiva de criar briefings, fazer comentários em peças de vídeo, gerir e compartilhar arquivos, facilitando a transição para uma gestão de marketing remota eficiente.
Outro benefício oferecido pela plataforma é a possibilidade de conexão com milhares de profissionais criativos altamente qualificados de todo o mundo, que podem entregar assets de alta performance para as marcas.
Em meio a um cenário em que filmagens têm sido suspensas em várias capitais do mundo devido à pandemia do coronavírus, inclusive em São Paulo, a plataforma da VidMob permite também que os anunciantes renovem peças criativas já existentes de forma inteligente e baseada em dados por meio de sua tecnologia proprietária de Inteligência Criativa. A outra boa notícia é que os resultados devem ser ainda mais assertivos do que os obtidos anteriormente.
“Podemos criar campanhas de vídeo alta performance que alcançam aumentos expressivos nas taxas de visualização, cliques e conversão, entre outras métricas escolhidas pelos nossos clientes, com base em assets pré-existentes; isso inclui peças estáticas, como anúncios para revistas e outdoors, ou em vídeos produzidos para TVs e outras plataformas”, explica Miguel Caeiro, head das operações latino-americanas da empresas, sediadas na cidade de São Paulo.
Desde sua fundação, a VidMob também aloca uma parte de todo dólar que recebe para fornecer otimização criativa para organizações beneficentes que precisam ampliar o alcance de suas mensagens e atrair doadores. Entre as organizações apoiadas, estão algumas instituições envolvidas na prestação de cuidados a indivíduos afetados pelo COVID-19.
Planetun:
Por conta do coronavírus, a insurtech Planetun decidiu liberar gratuitamente seus aplicativos web que permitem a vistoria ou inspeção remota para as empresas que ainda não possuem esta tecnologia, durante 30 dias.
Com a solução da Planetun, é possível que o usuário realize a vistoria ou inspeção do seu bem, automóvel ou residência, de forma remota, com poucos cliques no celular. O cliente recebe um link que dá acesso a um aplicativo web e, seguindo as instruções da ferramenta, envia as fotos necessárias para o processo diretamente para a avaliação da seguradora. Desta forma, elimina-se o deslocamento e contato físico, o que contribui para a não disseminação do vírus.
Para os automóveis, a insurtech vai disponibilizar os aplicativos de vistoria prévia; auto sinistro (segurado faz às fotos); sinistro oficina (oficina faz as fotos); constatação de danos; e vistoria de qualidade. Para residências, as soluções de inspeção residencial e sinistro residencial (quebra de vidros, roubo / furto e danos elétricos) estarão liberadas. Os idosos, que são o maior grupo de risco em relação a doença, também vão poder se beneficiar utilizando o app de prova de vida de forma gratuita.
“A tecnologia é uma grande aliada no dia a dia e em situações extremas pode ser ainda mais eficiente, contribuindo para ajudar as pessoas e a economia. Nesse momento é importante usarmos esses recursos a fim de diminuir o impacto causado por essa pandemia”, comenta Henrique Mazieiro, CEO da Planetun.
As seguradoras devem acompanhar o andamento de todos os processos pelo workflow da Planetun, sistema que gera fila de trabalho e ainda disponibiliza outros recursos como geolocalização e dashboard.
Consolide:
A Consolide Registro de Marcas, startup iniciada em 2017 para facilitar e agilizar o processo de registro de marcas para micro e pequenos empresários, colocou seu time jurídico à disposição para consultorias gratuitas para micro e pequenos empresários tirarem dúvidas (de maneira remota/online) sobre incentivos fiscais e acesso a crédito, além de relações trabalhistas com seus colaboradores, tal como procedimentos para home-office, antecipação de férias e adiamento da liberação do FGTS, entre outras dúvidas que possam sugerir com as medidas de prevenção que estão sendo tomadas frente a pandemia do coronavírus. Para ter acesso ao serviço, é preciso acessar a landing page que dá acesso diretamente para o Whatsapp.
“Frente a este momento difícil de prevenção e combate ao Covid-19, tanto para as pessoas quanto para as empresas, acreditamos que a união de comunidade empreendedora é o ponto chave para superarmos os problemas que estão por vir. Frente a isso, lançamos o movimento #Fazendoanossaparte a fim de, juntos, passarmos mais fortes e menos prejudicados por esse período”, afirma o CEO da Consolide, Alan Marcos.