A Comissão de Comércio Justo da Coréia do Sul (KFTC) multou o Google em 42,1 bilhões de won (equivalente a US$ 32 milhões) por impedir que desenvolvedores lançassem videogames para celular em uma plataforma concorrente coreana chamada One Store.
Segundo o TechCrunch, na terça-feira, o KFTC disse que o Google supostamente exigia que as empresas de videogame coreanas lançassem seus novos jogos exclusivamente na Play Store de junho de 2016 a abril de 2018. Isso significa que o Google proibiu os fabricantes de jogos locais de lançar seu conteúdo na One Store em troca de oferecer exposição no aplicativo do Google e suporte adicional para expansão global.
O órgão da Coréia disse que a medida faz parte de um esforço para garantir uma concorrência justa no mercado de aplicativos, impedindo que a gigante de tecnologia dos EUA abuse de sua posição dominante.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
O Google Play e a One Store geram mais de 90% das vendas domésticas com a venda de jogos, de acordo com o comunicado de imprensa da KTFC. A atividade do Google afetou as empresas de jogos, desde grandes fabricantes de videogames como NCSoft, Netmarble e Nexon até desenvolvedores de jogos de pequeno e médio porte, disse a KFTC.
Google rebate governo coreano
A defesa do Google às acusações foi dizer que é uma plataforma aberta e não impede que outras lojas de aplicativos concorram. “A empresa aponta os usuários para aplicativos de sua Play Store porque é onde ela pode fornecer a melhor segurança e supervisão”, diz. Mas o órgão regulador coreano divulgou memorandos internos, documentos e e-mails trocados entre funcionários do Google e entre o Google e as empresas de jogos para mostrar que a big tech viu a entrada da One Store como uma ameaça às suas vendas na Coreia e seguiu com uma estratégia para impedir o seu crescimento.
“Cooperamos diligentemente com o processo de investigação e deliberação da KFTC nos últimos cinco anos e acreditamos que não houve violação da lei”, disse um porta-voz do Google em comunicado por e-mail recebido pelo TechCrunch. “O Google faz investimentos substanciais no sucesso dos desenvolvedores e respeitosamente discordamos das conclusões do KFTC. Analisaremos cuidadosamente a decisão final por escrito assim que ela for compartilhada conosco para avaliar o próximo curso de ação.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.