Após consolidar parceria estratégica com a Nike, nos últimos dias, o Grupo SBF dá mais um passo no objetivo de ser um ecossistema do esporte no Brasil. A holding anunciou a compra da rede NWB, detentora dos canais Desimpedidos, Acelerados, Fatality e Falcão 12, e de 80 afiliados que juntos somam mais de 81 milhões de seguidores no Instagram e 73 milhões de inscritos no Youtube. O negócio, em torno de R$60 milhões, marca a entrada do SBF no universo do conteúdo e do entretenimento, dando acesso a novas expertises que vão aprofundar a relação do grupo e suas empresas com toda a audiência do esporte.
Desde que iniciou sua operação, em 2013, a NWB acumula mais de 10 bilhões de visualizações em seus canais no Youtube. Com uma das maiores bases de audiência do mercado de entretenimento esportivo no Brasil, a rede também tem ativa uma máquina de produção que lança, em média, 150 vídeos inéditos por semana. Juntos, esses vídeos somam mais de 1,9 bilhão de visualizações por ano. Números como esses despertaram o interesse do Grupo SBF: “Uma plataforma de engajamento é mais um pilar relevante na construção de um ecossistema. Com esse movimento, passamos a contar com o alcance dos canais proprietários e afiliados da NWB, além da possibilidade de criarmos novos conteúdos para estreitarmos relacionamento com a nossa base de clientes”, afirma o CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel. “Trata-se de mais um passo importante dentro da nossa estratégia de ser o principal e maior destino do esporte”, completa.
Na prática, com essa nova unidade de negócio, o Grupo SBF passa a ter contato e coletar dados dos diversos tipos de audiência esportiva, antes mesmo da fase de compra: “Uma etapa da jornada do consumidor que ainda não estávamos presente”, destaca Zemel. Assim, o Grupo SBF espera conhecer melhor as necessidades e preferências desses potenciais consumidores e pensar soluções direcionadas. Ainda segundo o Grupo, a NWB será uma potente ferramenta de captura e engajamento de clientes, enquanto outras verticais do ecossistema vão impulsionar a esses públicos produtos, serviços e experiências diversas ofertadas por meio de, por exemplo, Centauro e Nike.
O negócio tem potencial para gerar valor a SBF através da ampliação do tráfego orgânico, promovendo as marcas do grupo nos canais NWB; do crescimento da audiência nos canais da companhia; e do aumento da conversão, por meio de engajamento e recorrência.
Após a aprovação da transação pelo CADE e a realização do fechamento da operação, Rafael Grostein, até então CEO da NWB, permanecerá na liderança da operação, junto com todos os talentos da rede de canais digitais. “Desde o início das conversas, ficou claro que o Grupo SBF e a NWB possuem a mesma proposta de valor: fazer parte, de forma relevante, da jornada do fã de esporte. A chegada ao grupo, além de acelerar o plano de crescimento de audiência e expansão do negócio dentro do ecossistema, permite à NWB a construção de um pilar de tecnologia orientado para captura de dados e monetização direta dos milhões de views mensais da rede. Tenho confiança que a marca dessa nova fase é a consolidação da NWB como player de destaque na indústria de entretenimento e mídia esportiva do país”, ressalta Grostein.
Com a entrada da NWB nesse ecossistema, o Grupo SBF passa a contar uma network de canais digitais, especialista em conteúdo e narrativas de esporte para mídias sociais e plataformas; ter mais proximidade com influenciadores e criadores de conteúdo de esporte; criar e produzir conteúdo exclusivo direcionado; capturar dados comportamentais e leads de fãs do esporte, sem intermediação; e promover eventos, experiências e social marketing, orientados para fãs de esportes. Isso também significa que essa nova vertical poderá atender diferentes clientes desse universo, como grupos de mídia e veículos, marcas e anunciantes, agências e influenciadores, entregando projetos de branded content, soluções de gestão de mídias digitais, agenciamento de influenciadores e organização de eventos e experiências com foco em esporte para esses players também.
A NWB passará a fazer parte do portfólio do Grupo SBF, que conta também com a operação de varejo da Centauro (mais de 200 lojas físicas espalhadas pelo Brasil e o e-commerce) e com a distribuição da marca da Nike e operação de nike.com no país, por meio da empresa Fisia.
Parceria Nike Brasil
Desde o início do mês, o Grupo SBF passou a ser dono de mais uma unidade de negócio significativa no universo esportivo e para a atividade econômica do país. Após aprovação do CADE, o grupo concretizou a parceria exclusiva de distribuição com a Nike no Brasil, numa transação de R$1,032 bilhão.
“O esporte tem o poder de transformação. É uma potência que transforma corpos, mentes, vidas. E tenho a satisfação de dizer que ele também vai transformar o nosso negócio, com tantas possibilidades”, ressalta o CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel. “A gente adora o varejo e ele é parte fundamental da nossa história. Mas, hoje, é uma das coisas que a gente faz, e não mais o que nos define. Passar a operar a distribuição de Nike no país é um exemplo concreto de uma nova via de crescimento e não pretendemos parar por aqui”, afirmou o executivo ao anunciar a novidade.
A pretensão é ter engrenagens capazes de, por meio da tecnologia e inteligência de dados, entender diferentes públicos e perfis, e produtizar soluções para a jornada desse cliente. E através do investimento em inovação suprir qualquer demanda ligada ao universo do esporte: produtos, conteúdo, saúde, experiências, serviços, games, eventos, academia ou outros espaços destinados a atividades físicas e aplicativos, entre outras variáveis.
O Grupo SBF, como holding, agora possui sede própria no tradicional Edifício Birmann, na Av. das Nações Unidas, em São Paulo. Nesse espaço, com 500 colaboradores, vai concentrar centros de excelência liderados por especialistas de tecnologia – área responsável por dois terços do efetivo -, finanças, pessoas, retail, growth, supply e marketing. Dentro do SBF, a Nike passa a ser distribuída pela Fisia, nova empresa do grupo. Situada na Lapa de Baixo, essa unidade de negócio seguirá liderada por Karsten Koeler, que também assume o posto de VP e General Manager.
A aquisição da Nike pelo Grupo SBF trata-se de uma aliança estratégica, que garante à companhia exclusividade na distribuição dos produtos da marca norte-americana, incluindo roupas, calçados, acessórios, equipamentos e itens licenciados no país. Também fazem parte os canais de venda (online e físico) da Nike localmente, que passam a ser operados pelo grupo.