Seis negócios sociais voltados para a longevidade foram selecionados pela Neo Acelera, aceleradora de impacto social da Neo Química. O programa de aceleração reforça o posicionamento da marca – A saúde de todos é a nossa vocação – e o propósito de ajudar a garantir o direito à saúde de todo brasileiro, por meio da promoção de relações potentes que auxiliem, acelerem e potencializem a saúde no Brasil.
Neste ano, serão acelerados negócios sociais voltados para os desafios da maturidade, que já geram impacto social positivo para seus beneficiários e têm potencial para ganhar escala. Os negócios escolhidos são de diferentes cidades e foram escolhidos entre 441 negócios inscritos no programa, que está em sua segunda edição e foi desenvolvido em parceria com a unidade de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais, com apoio da Pipe.Social e da consultoria Hype60+.
“Sabemos que a população madura enfrenta diversos desafios socioeconômicos, evidenciados ainda mais pela pandemia que estamos vivendo. Temos que lembrar que estamos falando de uma grande parcela de brasileiros: atualmente as pessoas com mais de 60 anos já chegam a cerca de 30 milhões no país. Portanto, a diversidade dos negócios selecionados busca atender às variadas demandas deste grande público, que cresce cerca de 3% ao ano no mundo”, afirma Natália Niro, gerente executiva de marketing da Neo Química.
Os empreendedores passarão por um programa de três meses de aceleração, com treinamentos imersivos e mentorias online, envolvendo especialistas do mercado e a equipe da Yunus Negócios Sociais. Toda a jornada da aceleração foi adaptada para a realidade virtual, explorando metodologias adequadas ao contexto atual. Ao final, um dos empreendimentos poderá receber um aporte de R$ 150 mil para se desenvolver, aumentando o impacto do negócio.
A marca, como líder e pioneira nos segmentos em que atua, considera importante participar deste universo de inovação e contribuir para impulsionar negócios sociais. A Neo Química teve experiências muito bem sucedidas com a aceleração do ano passado, que teve foco na saúde primária e resultou no fortalecimento da startup vencedora, a UP Saúde, e numa parceria de outra participante, a Oriente-me, com a plataforma Neo Pharma.
Confira abaixo os selecionados:
ISGAME (SP) – Criada para ensinar idosos a jogar e desenvolver videogames com metodologia para melhorar a saúde mental e física. Desenvolveu o aplicativo Cérebro Ativo, com jogos de estímulos cognitivos, físicos e sociais e monitoramento da saúde, além do Curso para 60+ com inclusão digital, ensinando idosos a jogar e desenvolver games.
Mais Vívida (SP) – Plataforma que promove uma relação intergeracional, conectando jovens em busca de trabalho com propósito e maduros que necessitam de companhia em atividades diversas, estímulo cognitivo e inclusão digital.
Divas Dance (DF) – Programa para mulheres 60+ praticarem exercícios físicos misturados a passos de dança de ritmos variados, promovendo saúde, inclusão e empoderamento. Formação de uma comunidade com atividades de socialização como encontros, passeios, cinema e viagens.
Acvida Cuidadores (DF) – Curso de formação de cuidadores com baixo custo, que pode ser realizado à distância pelo celular, com tecnologias simples. Possibilidade de estágio presencial e certificação para atuação profissional. Os cuidadores ganham exposição ao mercado por meio de uma plataforma e contratação ocorre diretamente pelo cliente.
Sênior Geek (RN) – Comunidade, eventos, cursos e formações para inclusão digital do público 60+, desmistificando e aproximando-os da tecnologia, impactando diretamente sua independência, autonomia e autoestima.
Dr. Pocket (SC) – Healthtech especializada em telemedicina, que integra serviços da área da saúde íntima masculina. Oferecem diagnóstico, avaliação, prescrição, monitoramento e logística de entrega de todos os produtos e serviços necessários para a gestão da
saúde biopsicossocial, de forma fácil e privativa.
Oportunidades e desafios no mercado da longevidade
Na visão da Hype60+, os negócios selecionados são prova de que o mercado da longevidade está crescendo e se solidificando cada vez mais no Brasil. “Todos eles apresentam propostas claras de melhoria na vida dos brasileiros maduros com soluções diversas e inovadoras, além de serem empreendedores capacitados e engajados em transformar nosso país para melhor”, diz Layla Vallias, consultora da entidade e uma das coordenadoras da pesquisa Tsunami 60+.
“O volume de inscrições mostra a relevância e necessidade urgente de pensarmos em soluções para os desafios do envelhecimento e um olhar para a população madura, em um mercado que está em constante evolução”, complementa Mariana Fonseca, CEO da Pipe.Social.
Túlio Notini, diretor da unidade de Corporate Innovation da Yunus Negócios Sociais, destaca os desafios à frente dos empreendedores. “Sendo essa a primeira aceleração de impacto social voltada para os desafios da longevidade no Brasil, sabemos que temos um papel importante ao apoiar o desenvolvimento do próprio setor e alargar as discussões sobre o tema, destravando novas oportunidades de impacto social. Os negócios sociais selecionados estão à altura desse desafio e nossa missão é ajudá-los a expandir o seu impacto, especialmente encontrando estratégias para populações de baixa renda”.