Palmer Luckey nasceu em 19 de setembro de 1992 em Long Beach, California. Começou a chamar atenção do mercado quando se tornou designer da Oculus Rift e fundador da Oculos VR. Luckey é o fundador da Anduril Industries, uma empresa focada em drones autônomos e sensores para aplicações militares.
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Formado em jornalismo na California State University, o empreendedor sempre esteve interessado em tecnologias ligadas à realidade aumentada. Em 2009, aos 17 anos, começou a testar seu primeiro protótipo, um óculos que apresentava um campo de visão de 90 graus, baixa latência e feedback tátil embutido. Luckey desenvolveu uma série de projetos que exploravam recursos como o 3D e um campo de visão mais amplo. Em 2012, lançou o Oculus VR.
Palmer Lucky e o boom da Oculos VR
A empresa lançada pelo executivo foi uma das primeiras a realmente oferecer uma experiência imersiva de qualidade e vendida em grande escala pelo mundo. Em 2014, a empresa foi comprada pela Meta, por US$ 2 bilhões, que levaram Palmer a figurar na lista de empreendedores mais ricos dos Estados Unidos com menos de 40 anos. Na época, Luckey Palmer tinha apenas 22 anos.
O primeiro modelo desenvolvido pela marca, o Oculos Rift nasceu em 2012 como um projeto no Kickstarter, plataforma de crowdfunding, que tinha pretensão de arrecadar US$ 250 mil em 4 meses, mas acabou arrecadando US$ 2,4 milhões. O primeiro kit de desenvolvimento, comprado na campanha do Kickstarter, começou a ser enviado ainda no final de 2012.
Em outubro de 2022, a Meta apresentou, durante o Meta Connect, o Meta Quest Pro, primeiro headset de realidade mista da marca que teve participação de Palmer, desde o início do projeto. De acordo com dados da Bloomberg Inteligence, segmentos como RV (Realidade Virtual) e de RA (Realidade Aumentada), games, cloud e outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024.
O Meta Quest Pro foi lançado em 25 de outubro de 2022 pelo preço sugerido de US$ 1.499. De acordo com o anúncio, ele tem 37% mais pixels do que o Quest 2 e 75% mais contraste nas lentes, além de contar com um visual mais imponente e o chip Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 1, modelo topo de linha da marca na época.
O aparelho surgiu como um produto ideal tanto para o entretenimento quanto para a produtividade. Nesse caso, o lançamento foi voltado para empresas por todo o conjunto, mas sem deixar os usuários finais de fora.
A Meta passou a focar no conforto com o segundo modelo da marca, apresentando um encaixe mais confortável e acolchoado (usando o plástico no acabamento). A empresa também alocou a bateria para a parte traseira do dispositivo, balanceando o peso total que chega a cerca de 722 gramas.
Morte no jogo gera morte na vida real? Essa é a ideia de Palmer Luckey
No melhor estilo Black Mirror, o empreendedor surgiu com uma ideia que levantou polêmicas no mercado, e que até hoje não ficou muito clara qual a intenção da criação de Luckey Palmer. Em novembro de 2022, o designer surgiu com a ideia de criar um óculos de realidade aumentada que seria letal na vida real, caso o personagem do usuário no jogo morresse dentro do jogo que jogava.
Batizado de OQPNVG, o equipamento possui três cargas explosivas que podem ser ativadas quando a tela de Game Over aparece para o usuário. Apesar da ideia, Palmer comenta que o design é apenas uma inovação e que não deve nunca chegar ao mercado.
O aparelho usa como referência o Meta Quest Pro, recém- lançado pela Reality Labs, divisão de tecnologias imersivas da Meta e que foi inspirado na série de mangás Sword Art Online.
Em seu blog, o executivo comenta sobre a criação do aparelho, “é apenas uma peça de escritório que o ajude a desenvolver outras experiências de design que nunca serão comercializadas.”
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