A Fundação Lemann divulgou na última semana os selecionados para a segunda edição do Start-Ed Lab, programa da Fundação Lemann apoio a novas startups de educação.
As startups selecionadas são: AppProva, Árvore de Livros, Me Salva para Escolas, PortPy, Sílabe e Stoodi.
A ideia do programa é capacitar as empresas do setor com investimento de R$ 20 mil, além de mentoria e apoio no desenvolvimento do projeto.
Os candidatos passaram por duas fases de seleção. Todos os inscritos tiveram seus projetos analisados pela equipe da Fundação Lemann, que selecionou os 20 finalistas. Estes se apresentaram a uma banca de especialistas, composta por André Barrence (presidência do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais),Denis Mizne (diretor executivo da Fundação Lemann), Paulo Lemann (conselheiro da Fundação Lemann), Florian Bartunek(conselheiro da Fundação Lemann), Sidney Breyer (conselho do Gera Venture Capital), Thiago Rached (consultor de empreendedorismo em educação) e Kelly Szabo (pedagoga e formadora Khan Academy.
Segundo a organização do programa, para a seleção foram levados em consideração aspectos sobre a equipe, o produto, o modelo de negócios e o impacto potencial.
Além de exigir que a startup tenha menos de um ano e meio de vida, o programa quer que o produto a ser desenvolvido seja também a principal solução da startup. Apesar de não exigir que a empresa já tenha registro formal, é necessário que o responsável pela inscrição esteja 100% dedicado ao seu negócio.
Veja quais foram as startups aprovadas:
Equipe: João Guilherme Rodrigues Gallo e Matheus Felipe Medeiros Goyas
Produto: jogo onde você testa seus conhecimentos em questões do ENEM e dos principais vestibulares do país
Equipe: João Braga Leal e Andre Stephano
Produto: biblioteca digital de e-books que oferece ao professor dados sobre a leitura de cada aluno
Equipe: Miguel Teixeira Andorffy e Guilherme Piccoli
Produto: plataforma de sistema de gestão de aprendizado que oferece videoaulas, exercícios e questões de vestibulares
PortPy
Equipe: Iona Szkurnik do Rio e Tatiana Libman
Produto: versão totalmente traduzida para o português da linguagem de programação Python através de treinamento de professores para sua implementação
Equipe: Ricardo Sudário e Freitas, Marcos Pereia da Soledade Junior e Gabriel Otavio Antoniolli
Produto: ambiente virtual que permite criar aulas integrando conteúdos já existentes com recursos online, facilita o gerenciamento das turmas e atividades, geram relatórios de progresso, e tem ferramentas de discussão e colaboração entre professores
Equipe: Daniel Liebert, Nilson de Souza Rego Junior e Vinicius de Cerqueira Leite Andrade Neves
Produto: plataforma online que oferece ferramentas como videoaulas, exercícios e resumos para aprender as disciplinas do Ensino Médio, de forma didática, intuitiva e organizada