Por que pagar mais caro em um produto de marca se o mercado apresenta variedades de qualidade semelhante com preços muito abaixo? Essa é a proposta das private labels, aposta da Amicci e que se traduz como marca própria, que já é prática comum fora do Brasil e que agora começa a ser cada vez mais utilizado no Brasil, com muitos supermercados apostando em produtos próprios, como Carrefour e Pão de Açúcar.
Para aprender um pouco mais sobre esse movimento, o Startupi foi conhecer e conversar com executivos no centro técnico da Amicci, em São Paulo. Com mais de 200 marcas criadas e mais de 24 mil fornecedores em sua base, a empresa se consagrou como líder do mercado na hora de auxiliar empresas a criarem rótulos próprios.
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Mas além de ajudar na criação da marca, a Amicci conecta grandes varejistas com fornecedores, que são responsáveis pela matéria prima dos produtos que serão comercializados. Com um modelo puro de B2B, a empresa aposta na forte utilização de tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial para alcançar os melhores resultados para seus clientes.
Johnny Reitzfeld, CEO da Amicci, contou que viu pela primeira vez o movimento de marcas próprias durante um intercâmbio. ” Na Austrália eu trabalhava como entregador de pizzas e ganhava meu dinheirinho com muito esforço. Na minha casa moravam eu e mais dois amigos, e nossa feira era composta apenas por produtos de marca própria. O private label é visto mundialmente como um dos principais ativos de geração de margem e de fidelização de clientes, e era isso que a gente queria trazer para o Brasil”, comenta o executivo. Hoje os clientes da empresa se espalham entre grandes varejistas e outros líderes do mercado como Carrefour, Petz, Daki e Ultragaz.
A plataforma da Amicci
Para coordenar e unificar seus clientes, a Amicci criou uma plataforma responsável por toda a parte de integração de projetos. Então, o cliente que busca criar sua marca própria, entra no ecossistema da empresa e pode passear pelo catálogo de produtos de fornecedores já certificados ou até solicitar um produto totalmente novo.
Depois de solicitado o pedido, automaticamente os fornecedores recebem a solicitação e analisam a proposta de entrega, que consiste em preço de retorno, tempo de entrega e demanda necessária, depois eles devolvem para a Amicci uma resposta se tem interesse ou não em entrar nessa demanda.
“Com nossa planilha de fornecedores automatizada, a solicitação é repassada para toda nossa base de forma instantânea, então evitamos trocas de emails e agilizamos o processo. Se não existisse nossa automação, apenas a solicitação do cliente com fornecedor levaria cerca de dois meses para ser finalizada”, explica Juliemar Berri, Diretor de Produtos da Amicci.
Além da importante automação de processos, a plataforma da Amicci funciona como um auxiliar de gestão para os clientes. Com tecnologias de Machine Learning e Inteligência artificial, o programa faz análises em tempo real do mercado e passa insights importantes sobre o produto inserido no mercado. Também pode fazer projeções de lançamentos e sugestões de novos produtos que podem ser comercializados.
“Criamos a plataforma para ser o melhor amigo do fornecedor e do vendedor, todo o processo é feito por dentro dela. Mas não queríamos que fosse só um lugar de pedidos, queríamos incluir tecnologia e tornar a experiência dos nossos clientes o mais proveitosa possível. Nela é possível ver a performance do seu produto, do concorrente e até do produto geral no mercado, além de entregar indicações do que está bombando nas prateleiras”, completa Juliemar.
Centro técnico da Amicci e sua preocupação com a qualidade
Para garantir a qualidade de seus produtos, a Amicci possui um centro técnico especializado localizado na cidade de São Paulo. Nele, são realizados testes sensoriais com produtos consumíveis, e o Startupi teve um dia de voluntário e participou dessa experiência.
Na dinâmica, o examinador recebe três amostras diferentes de salgadinhos de mesmo sabor, e responde um questionário de 25 perguntas julgando cor, textura, sabor e cheiro. Johnny comenta sobre a importância do teste ser realizado de forma anônima, “Nós prezamos por uma avaliação verdadeira e que não seja de forma alguma influenciada, por isso os participantes devem avaliar sem saber a marca.”
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