* Por Lilian Natal
As Comunidades nada mais são do que grupos de pessoas com o mesmo propósito em comum e que se reúnem para promover ações que busquem esse mesmo objetivo.
Em 2012, Brad Feld lançou o livro “Startup Communities”, que foi um marco para o ecossistema de inovação mundial. A partir desta publicação, Feld, que também co-fundou em 2006 o fundo de investimento e aceleradora Techstars, trouxe luz sobre a criação e fortalecimento de comunidades de startups, tendo o Startup Weekend como uma das iniciativas de fomento.
No último fim de semana, o Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae SP, juntamente com a Associação Brasileira de Startups (ABS), realizou em um hotel em Serra Negra, a primeira edição do Startup Community Camp, imersão para cerca de 60 líderes do Estado de São Paulo que foram reunidos para debater sobre a manutenção dessas comunidades e maneiras de fortalecê-las. Boa parte do trabalho realizado por esses voluntários sofreu um retrocesso durante a pandemia, que acabou levando todos a ficarem em casa e deixar de realizar diversas iniciativas que mantinham o funcionamento e promoviam a evolução desses grupos.
Uma das principais pautas foi justamente a necessidade de conhecer – ou re-conhecer – a importância da continuidade no trabalho de construção dessas comunidades, consideradas uma das principais propulsoras do ecossistema. Elas disseminam o empreendedorismo de inovação e proporcionam um melhor ambiente para o nascimento e desenvolvimento desses negócios que impactam a economia e resolvem problemas. Ou seja, ter comunidade significa ter mais startups, que vão atrair e gerar mais empregos, renda, tecnologia e conhecimento para aquela região, promovendo uma transformação social.
E quando diversos atores – pessoas de empresas, universidades, hubs de inovação, institutos de pesquisa, órgãos de governo, ONGs e mais – se juntam por este propósito maior, todo o ecossistema sai fortalecido. É o famoso “ganha-ganha”.
Do evento do fim de semana, saíram diversas proposições de ações que visam retomar a engrenagem das comunidades de startups, a exemplo de bootcamps, acelerações, projetos sociais e de educação empreendedora, além de formação de novas lideranças para manter a continuidade e perenidade do processo. Ponto para todos.
Fortalecer as comunidades de startups vai fazer com que mais pessoas reconheçam sua capacidade de inovar, empreender ou contribuir com sua parte na evolução, proporcionando uma melhoria significativa da vida nas cidades e, consequentemente, em todo o país.
E se você também quer fazer parte, procure as pessoas que estão se mobilizando em sua região. Possivelmente você vai encontrá-las em associações e eventos de inovação, startups e empreendedorismo, a exemplo do próprio Sebrae for Startups e ABStartups. E se não houver na sua cidade, lidere e crie você o início desse movimento. A ABStartups também possui um mapeamento das comunidades, que pode ser acessado aqui.
*Lilian Natal é Head de Novos Negócios na Bossanova Investimentos e líder voluntária na comunidade de startups de São Paulo, a Zeroonze.