Um computador que possa compreender e responder à linguagem humana e que mude a forma como interagimos com as máquinas, esse é o Watson. Símbolo de uma nova era de cargas de trabalho de computação mais inteligentes e executa software IBM DeepQA desenvolvido pela IBM Research em um sistema de cargas de trabalho otimizado, baseado em processadores POWER7. Segundo a IBM, milhares de desenvolvedores já estão usando o Watson para resolver problemas na área da saúde, educação e energia.
Essa semana no TED 2016, Peter Diamandis, Líder da XPRIZE e David Kenny, Gerente geral da IBM Watson, anunciaram uma competição desafiando equipes em todo o mundo a criarem novos avanços focados em inteligencia artificial para demonstrar como os seres humanos podem colaborar com poderosas tecnologias cognitivas para lidar com alguns dos grandes desafios do mundo.
Essa competição, chamada IBM Watson AI XPRIZE, com prêmio de 5 milhões de dólares, tem o objetivo de juntar um grande grupo de mentes criativas e motivadas a desenvolver novas tecnologias cognitivas, que ultrapassem barreiras para mudar o mundo para melhor.
Para que isso aconteça, a IBM se juntou com a XPRIZE, líder em competições que tenham impacto exponencial e com a comunidade TED.
Todo ano, entre 2017 e 2019, eles vão desafiar as equipes para que compartilhem suas ideias publicamente e que também participem da conferência anual World of Watson. Durante esses próximos três anos, as equipes vão avançando nessa competição, recebendo prêmios ao longo da trajetória.
O desafio culminará em 2020 com os três finalistas subindo ao palco na TED2020 para que demonstrem suas inovações. Os finalistas serão avaliados por um painel de jurados, sendo que as comunidades TED e XPRIZE irão escolher o vencedor com base na “audácia da sua missão e de sua essência inspiradora”.
Os interessados em participar podem inscrever-se agora no site do X Prize para registrar seus e-mails. As regras completas e orientações estarão disponível até maio.