* Por Monique Dutra
A comunicação é algo que faz parte das nossas vidas desde o início da humanidade e ela foi sendo aperfeiçoada conforme fomos evoluindo. O fato é que temos a necessidade de interagir uns com os outros. É através dela que nos relacionamos com nossas famílias, amigos, parceiros, colaboradores, clientes, entre outros. Por isso, é algo tão essencial para os seres humanos. Porém, diante de uma pandemia, nos vimos obrigados a dar um tempo, ainda indeterminado, dessa troca presencial constante entre as pessoas tanto na vida pessoal quanto na profissional. No entanto, parar não faz parte da realidade para muitas empreendedoras. É preciso continuar, mas como fazer isso?
Chegou o momento de se reinventar. Pensar fora da caixa. Confesso a vocês que em um primeiro momento meus sentimentos foram de frustração e ansiedade. Afinal, logo agora que eu estava começando meu projeto de comunicação para e com mulheres. Vem essa pandemia. Também me angustiou pensar que os negócios ou serviços oferecidos por elas podem deixar de existir diante disso tudo. E como elas farão para colocar comida em casa? Segundo dados do IBGE, 45% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres.
Mas logo depois, vieram os sentimentos de ser útil e de servir. Eu acredito que por este caminho sairemos mais fortalecidas se nos conectarmos agora para o bem comum de todos. Quando deixei de pensar só em mim para pensar em outras mulheres, veio a vontade de ser útil na Rede Mulher Empreendedora. Como? Contribuindo com uma consultoria voluntária de comunicação para que essas mulheres não desistam de continuar contando suas histórias e trilhando seu caminho. Só que agora vamos de mãos dadas.
Eu acredito que vamos vencer juntas com ação, resiliência e determinação. Tudo passa e esse momento também passará. Também podemos pensar que no meio do caos existe uma oportunidade. Isso mesmo. Temos a chance de estudar melhor nossos negócios/serviços, de planejar, rever processos, fazer pesquisa de satisfação, colocar em prática ideias antigas, e o mais importante continuar em contato virtualmente com as pessoas. Você pode ser útil para alguém. O momento nos pede isso.
Como fazer isso?
– Conte sua história. Nós seres humanos nos identificamos uns com outros com as histórias;
– Aproveite os meios digitais para fazer isso: Whatsapp, Facebook e Instagram;
– Não tenha medo de ficar vulnerável. Todos estamos;
– Ainda não vende online? Está na hora de fazer isso;
– Seja corajosa. Você é empreendedora, então coragem não te falta, certo?
– Envie mensagens simpáticas e empáticas para seus clientes. Exemplo: Como vocês estão? Tem algo que possa fazer para ajudar? Costumamos lembrar de quem nos quer bem;
– Ensine algo que você faz muito bem. Você ajudará muitas pessoas;
– Tenha compaixão.
Vai passar! Contem comigo!
* Monique Dutra é jornalista formada pela FACHA, pós-graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela ESPM- RJ e cursa pós-graduação em Marketing pela USP. Passou pela maior agência de comunicação do país, FSB Comunicação, além da Rádio Tupi e TV BAND. É fundadora da agência Madá Comunicação, especializada em mulheres.