* Por Renato Alves
Todos já sabem o quanto empreender é um desafio. Mas ao mesmo tempo, é um processo benéfico para quem deseja ter um negócio próprio. Para que isso aconteça, é preciso de apoio e um incentivo para fazer com que a empresa cresça e se desenvolva de forma gradual e com planejamento. Nesse sentido, as mentorias têm sido uma solução para que os empreendedores tenham uma boa base de apoio.
Contar com esse suporte ajuda na hora de colocar os projetos em prática a fim de transformá-los em algo rentável. O mentor, que normalmente é representado por um empreendedor já experiente e de boa reputação no ecossistema, será o responsável por apresentar as soluções para quaisquer problemas e dificuldades que venham surgir e que podem impedir o crescimento da companhia. O resultado é uma boa economia de recursos, afinal, você já estará preparado para qualquer obstáculo.
Segundo a Startup Genome Project, por exemplo, as startups que participam de mentorias estão sete vezes mais propensas a levantar o dinheiro necessário para fazer o seu negócio prosperar e tem três vezes mais chances de ver o número de usuários interessados em seus produtos crescer de forma significativa.
Vale comentar que o mentor pode não acertar 100% do tempo, mas ele reduz as probabilidades de outros profissionais cometerem erros, sinalizando as possíveis falhas. Ele só consegue ser esse amparo porque na maioria das vezes já vivenciou situações parecidas e conquistou sozinho outros rumos para que a empresa seguisse com excelência e sem cometer os erros mais comuns dos iniciantes.
A partir disso, como escolher um bom profissional para ajudar no seu negócio? O principal critério é ter a certeza de que ele realmente possui experiência no seu ramo de atuação. É importante que ele comprove os desafios que já enfrentados e também as soluções encontradas para cada situação. Além disso, ter bem definido o segmento que você percorrerá é essencial, porque cada um tem suas características e nem sempre tem as mesmas dificuldades.
Finalizo dizendo que o mentor precisa ser uma pessoa para se espelhar. Só assim você conseguirá manter seu negócio e se tornar autoridade em seu mercado de atuação. Então aposte nisso, pesquise bastante, faça diversas simulações para implementar um bom projeto na sua empresa, e claro fique cada vez mais próximo dele para que vocês possam trocar experiências e insights diferentes. Isso com certeza será determinante para o sucesso da sua startup.
Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.