* Por Yago Almeida
Nascidos a partir de 2010 é a primeira geração 100% digital. Esses são os chamados alphas. Essas crianças, que em breve estarão no mercado de trabalho, deverão ditar as tendências no quesito atração, contratação e retenção de um novo banco de talentos nos próximos anos.
O grande desafio que quero deixar aqui para meus colegas empreendedores é: como gerenciaremos essa geração? Quais serão nossos desafios? O que despertará a atenção dos alphas em um emprego?
Levando em consideração das já grandes mudanças realizadas nos últimos anos pelas geração Z, por exemplo, acredito que ter um propósito e valores transparentes e firmes deverão nortear o interesse dos alphas por determinadas empresas. Como são pessoas que respiram 100% no ambiente digital, são atentos a tudo e com acesso a milhares de informações em poucos segundos. Portanto, não cabem mais empresas que não “jogam limpo” com seus colaboradores e clientes. O que é dito da porta para fora deve ser veementemente aplicado dentro de casa.
Outro ponto é a mudança no diálogo. Se antes a criação e divulgação de vagas e atração de candidatos eram por meios analógicos, para os alphas essa conversa deverá ser, obrigatoriamente, online. Eles não querem “perder tempo” indo até uma empresa para uma entrevista. Por que não fazer tudo online ou até mesmo por meio de robôs, que possam otimizar todo o processo de seleção?!
Aqui na Olho no Carro, por exemplo, temos uma equipe jovem e antenada ao que há de melhor no mercado. Isso nos deixa sempre com uma atmosfera de inovação constante e, claro, novas ideias borbulhando. Com a chegada dos alphas no mercado, daqui alguns anos, esse clima deverá ser intensificado, gerando produtos e serviços que hoje sequer chegamos a pensar. Desde o ano passado temos aberto muitas vagas para jovens talentos promissores, que ainda estão na faculdade. Dessa forma, conseguimos incentivar que essa nova geração tenha acesso ao mundo das inovações ainda no ambiente de estudos.
Vejo isso com ótimos olhos, apesar de saber que o desafio não será fácil. Como são ávidos por novidades, acho que a disputa pelos melhores talentos deve se acirrar, gerando possíveis problemas de turnover para as empresas que não mudarem seu mindset para atender as expectativas desse novo público.
Me diz você então, está preparado para atrair e, principalmente, reter os profissionais da geração alpha em sua empresa?
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.