Por Bruna Galati
Nesta semana acontece o CASE 2022, maior evento de inovação e empreendedorismo da América Latina. Durante o primeiro dia da conferência, executivos de diversas áreas se reuniram para criar networking, trocar experiências e assistir palestras que agreguem conhecimento para seus negócios. Pensando nisso, aconteceu o painel “Captação fora do padrão”, composto por Fred Santoro, CEO da Raketo, Douglas Almeida, fundador da Stayfilm e Cristiano Freitas, CEO da Syhus Contabilidade.
O objetivo era explicar à plateia como startups podem buscar por investimentos para além dos caminhos já conhecidos. A palestra foi cheia de exemplos e dicas para seguir. Confira os principais insights:
Importância do networking
Em 2012, Douglas e Daniel Almeida fundaram a Stayfilm, plataforma web e mobile que transforma em poucos cliques fotos e vídeos pessoais em filmes temáticos, mas precisavam de investimento para tirar a ideia do papel. Como eles já tinham uma agência de publicidade, com clientes e crescimento exponencial, o histórico no mercado estava garantido, então não foi difícil atrair investidores-anjo para aportarem mais uma vez em suas empreendidas.
Abriram o caderno de contatos e convidaram 60 pessoas para um evento de captação – naquela noite foram investidos R$ 600 mil. “Nós fizemos uma bela apresentação e tínhamos um protótipo, nem tinha MVP ainda. Oito meses depois já tínhamos captado R$ 3 milhões, algo novo para época, porque o round era de R$ 500 mil no máximo”, diz Douglas.
Dois anos depois, o Facebook convidou a Stayfilm para fazer um produto para o messenger, novamente era preciso captar recursos para a produção. Foram investidos mais de R$ 2 milhões. Em 2017, a startup foi convidada para um programa de aceleração em Miami, por uma ex-diretora do Facebook, com aporte de mais de US$ 15 milhões.
“Conto essa história porque todos investimentos vieram de pessoas físicas. Nós tínhamos um networking robusto. Hoje, nossos investidores são economistas importantes, reconhecidos pela Forbes, donos de indústrias gigantescas, é o tipo de conexão que pouca gente consegue acessar, porque é preciso do contato certo para te levar até as pessoas certas”, afirma Almeida.
Cliente investidor
Fred Santoro, CEO da Raketo, Venture Market de startups, compartilhou sua opinião sobre a importância dos clientes de uma startup. “O melhor possível investidor para uma empresa é o próprio cliente. Às vezes a pessoa cria uma startup para vender para o investidor, você precisa pensar em vender a startup para resolver o problema do seu cliente”, afirma.
Para ele, é preciso olhar para seus concorrentes e aprender. Muitas pessoas tratam a concorrência como rival, mas elas são potenciais parceiros para M&A e investimento, assim como um fornecedor e o próprio cliente. “Como está fora do padrão vamos abrir a cabeça. Tem muito mais forma de captar dinheiro do que com investidores em troca de equity. Por exemplo, no banco, se você confia na sua startup pode pegar um empréstimo ou investimento no banco e viabilizar seu negócio. É muito mais barato do que vender equity”, completa Santoro.
Visão de longo prazo
Cristiano Freitas, CEO da Syhus Contabilidade, acredita que os empreendedores precisam ter uma visão da tese de investimento em médio a longo prazo, porque isso garante estrutura e questionamentos estratégicos para situações inesperadas. “Se você não tiver essa visão futura, pode fechar portas. É preciso ter claro sua escolha de produto e porque está criando uma tese de investimento. Estruture, porque tudo muda ao longo do tempo e mesmo sendo uma startup você precisa pensar longe, para ter validação, modal de crescimento e oportunidades identificadas. Para mim faz total sentido”, explica.
Investidor-anjo está no seu celular
Durante a palestra, Douglas Almeida compartilha seu pensamento sobre os contatos do celular. “Todo mundo tem no celular um investidor-anjo. Quando o empreendedor busca um investidor, ele vai para o mercado e esquece de olhar para os parentes e vizinhos que compram carros de R$ 300 mil. Costumo dizer que quem compra um carro por esse valor, vai gostar de investir dinheiro em uma empresa que gera lucro.”
Mas o empreendedor lembra que é importante buscar investidores que tenham sinergia com o seu negócio. Assim como ter um grupo de mentores que te ajudarão a ter contato com seu futuro investidor. “Você vai abrindo a primeira rede de contatos do family friends, amigos e família, e o fulls não são tão fulls assim, porque quem tem dinheiro não é bobo”, completa.