A automação de processos na rotina do dono de empresa deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para negócios de todos os portes, especialmente para PMEs. A tecnologia tem evoluído de forma consistente, potencializando ferramentas que já fazem parte do dia a dia do empreendedor para ajudá-lo a transformar ações manuais em automáticas.
Imagine poder redirecionar parte do trabalho de um colaborador para o seu sistema de gestão, por exemplo, sem que ele precise emitir etiquetas de logística para envio dos pedidos. Isso se traduz em redução de custos, maior agilidade na execução de tarefas repetitivas e a oportunidade para que empresas concentrem esforços em atividades estratégicas e de maior valor agregado.
Para PMEs, que enfrentam desafios constantes em um ambiente econômico volátil como o brasileiro, a automação se torna um elemento fundamental para garantir competitividade e resiliência. Implementá-la não apenas reduz custos, mas também simplifica a gestão do negócio.
Na gestão empresarial, plataformas de ERP como o Bling permitem centralizar informações e integrar operações, consolidando a administração de lojas físicas, e-commerces e marketplaces em um único ambiente.
No setor financeiro das empresas, a automação facilita a emissão de notas fiscais, tanto no ambiente físico quanto digital, além de integrar sistemas de pagamento. Muitas empresas, como lojas físicas, ainda registram pagamentos sem integração da maquininha com seus sistemas de PDV, ou ainda há pequenos negócios em que a maior parte do controle de fluxos de pagamento, contas a receber e a pagar, entre outros, é feito sem um sistema adequado ou manualmente.
Sem uma integração eficiente, elas comprometem a precisão das informações e geram trabalho extra. Com um ERP integrado à canais de venda, é possível precificar produtos de maneira diferenciada conforme o canal de venda e garantir uma visão mais clara da saúde financeira do negócio.
Automação atua como aliada nas vendas multicanais
A automação otimiza o controle de estoques, especialmente quando as vendas são realizadas em diversos canais, o que previne excessos ou rupturas e facilita o planejamento de demanda. Na expedição, é possível gerar etiquetas de envio automaticamente, de acordo com a opção de entrega escolhida pelo cliente, garantindo mais agilidade e precisão na operação.
O marketing digital também se beneficia da automação, que permite segmentação precisa do público e criação de campanhas personalizadas. Além disso, a integração com dados financeiros possibilita uma precificação estratégica, evitando que promoções resultem em prejuízos. Ferramentas de automação gerenciam leads, analisam o comportamento do consumidor e fornecem insights valiosos para ajustar campanhas em tempo real, elevando as taxas de conversão e garantindo escalabilidade a curto e longo prazo.
No atendimento ao cliente, um dos exemplos mais claros dessa revolução está no uso da IA generativa por plataformas de atendimento, como é o caso da Octadesk, empresa da LWSA, que conta com o Woz, agente de IA, que resolve até 40% das demandas de suporte, além de oferecer funcionalidades como o Woz Co-piloto, que auxilia equipes com respostas inteligentes, e o Woz Transcrição, que converte áudios em texto de forma automatizada. A empresa estima que a solução aumenta a produtividade em mais de 50%, otimizando tempo e volume de atendimentos.
A importância da automação ficou evidente na NRF 2025, principal evento global do varejo, onde o tema foi amplamente debatido. Um estudo da McKinsey & Company reforça essa tendência, mostrando que empresas que adotaram processos digitalizados tiveram um aumento de até 30% na produtividade.
Concluindo, a automação de processos é fundamental para PMEs serem mais eficientes e produtivas. Recentemente, um estudo realizado pelo Centro de Inteligência em médias empresas da Fundação Dom Cabral (FDC), destacou que entre os fatores que impõem desafios para as empresas, um deles está associado ao baixo uso de tecnologia nos seus processos operacionais. Paradoxalmente, há oportunidades para serem aplicadas em diversos processos do dia a dia que estão acessíveis em inúmeras soluções nativas no ERP, permitindo maior foco em ações para alavancar o negócio.
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