Começaram na última semana os trabalhos da segunda edição do Lemonade. Das 120 ideias inscritas, 27 foram selecionadas para participar do maior programa de pré-aceleração do Brasil. Além destas, mais quatro startups também entraram para a segunda turma do Lemonade. Malala, Tá Pronto e Vaga Fácil foram as três finalistas do último startup weekend e ganharam passaporte direto para o Lemonade. A Miner, indicada pelo Microsoft Innovation Center – Puc Minas, também integra o segundo time.
O Lemonade é realizado pela Fundepar e corealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais por meio do SIMI, pela Techmall – aceleradora de startups, pela Fapemig e pelo Sebrae Minas. Em parceria nesse projeto estão as principais instituições de ensino mineiras: UFMG, UEMG, CEFET, IBMEC, UNI BH, UNA, Faculdades Milton Campos, Puc Minas, Newton Paiva, Senai Minas, Escola de Formação Gerencial do Sebrae Minas.
Para o professor Pedro Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional da Fundep, o primeiro programa foi um sucesso e muito importante para a definição de diretrizes para garantir a boa execução da segunda edição. “O programa se desenvolveu de uma forma muito mais rica e mais interessante do que o esperado. Para a segunda edição esperamos que esse aprendizado possibilite que o programa seja ainda melhor, com mais investimentos para as startups”, comenta.
Na primeira edição do Lemonade foram 27 negócios pré-acelerados, com quatro finalistas já investidas ao final do programa e em aceleração pela Techmall. Mais de 300 horas de conteúdo foram ministradas, além de 100 mentores colaborando diretamente com os empreendedores. Uma das finalistas do programa, a I-Care, foi selecionada para participar do startup Chile no primeiro semestre de 2016.
Para a turma 2 do Lemonade mais de 100 equipes se inscreveram, das quais 27 foram selecionadas para entrar na pré-aceleração, que começou na última segunda-feira, 4 de janeiro. O programa é dividido em duas fases. Durante as cinco primeiras semanas os empreendedores irão validar a dor de mercado e trabalhar no MVP – mínimo produto viável. Na segunda etapa do programa as equipes desenvolverão seus protótipos com o apoio do Laboratório Aberto do Senai Minas, além de desenvolver o business case e trabalhar na primeira venda.
Segundo o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Leonardo Dias, o empreendedorismo é uma área de grande potencial e precisa ser explorado. “A economia mineira precisa se diversificar e o empreendedorismo é o melhor caminho para isso. O Governo de Minas apoia iniciativas voltadas à inovação e o Lemonade é um grande programa, que vai continuar tendo o apoio do Governo do Estado”, diz.
Equipes selecionadas:
Allugator
É um portal e aplicativo em formato marketplace que conecta as pessoas para alugarem diversos tipos de produtos entre si.
Jumpeer
A proposta é criar um Canal de interação entre pessoas e estabelecimentos, onde os usuários têm acesso às informações do dia, programação e promoções. E o estabelecimento, através desta interação, consegue atrair mais clientes, traçar perfis e fideliza-lós.
Capta Money
O Portal irá unir e centralizar tudo que existe em termos de captação de recursos financeiros em um único lugar e ao mesmo tempo prestar diversos serviços ao sistema empreendedor brasileiro.
Chefex
Uma plataforma web que disponibiliza chefs/menus para que o cliente escolha e contrate o chef para uma ocasião especial.
Equipe A
Aplicativo que permite o pagamento da conta do cliente do estabelecimento pelo próprio celular, sem a necessidade de enfrentar filas para pagamento.
ET3M Materials Technology
Tecnologia para cooperativas que utiliza forno de fusão para fundir metais a partir de fontes alternativas de energia: óleos combustíveis reciclados, gases de aterros, GN e/ou GLP de Estações de Tratamento de Esgoto.
Feira de Arte
Plataforma que permite que os artistas e produtores culturais que trabalham com artes visuais vendam e gerenciem online seus produtos e serviços, culminando em encontros presenciais entre os consumidores e os agentes culturais.
Fresh To Go
A proposta é espalhar uma rede de produtos saudáveis e prontos para consumo em pontos estratégicos das cidades, como shoppings, academias, aeroportos, locais de grande circulação de pessoas e salões de beleza.
Gamelyst
Tenha acesso a todos os games dentro do catálogo da startup a partir de uma assinatura mensal.
HeyHoTravel
Estrutura onde o futuro viajante cadastra o destino do seu interesse, suas necessidades, a data prevista para a viagem e o valor que pretende gastar. A HeyHo Travel irá contatar as empresas dos diferentes segmentos demandados e negociará os valores dentro da proposta do consumidor, oferecendo a melhor opção de acordo com as informações cadastradas pelo usuário.
Hug Me
Animações, músicas, clipes e missões via app, utilizando uma turma de personagens já desenvolvida para gerar envolvimento emocional através de conteúdo multidisciplinar.
Invent Marketing
A ideia é mostrar quantos “Likes”, em tempo real, um determinado produto possui através de um display situado junto ao produto.
iOt Soluções
Modernização no monitoramento do cultivo. O proprietário tem o controle do sistema todo pelo celular, utilizando comunicação por SMS e aplicativo.
Lenu
O Lenu é um aplicativo que reúne notícias, notificações e anúncios segmentados por áreas de interesse e ordenados de acordo com o seu perfil pessoal, seu contexto e sua localidade.
Mood food
Uma plataforma que sugere receitas para você de acordo com o seu perfil, ocasião e estado de humor e permite que você faça a compra online dos ingredientes nos supermercado, sem sair do aplicativo.
NeuroApp
Plataforma ‘gameficada’ para o mapeamento de comportamentos alterados em crianças de 3 a 12 anos, para criação de diagnostico rápido e assertivo.
Oswald
Tecnologia para contagem automática dos ovos de mosquito depositados nas armadilhas georreferenciadas.
Pigeum
Pigeum é um dispositivo que, pareado com seu smartphone, lhe garante acesso a uma rede exclusiva de telefonia, onde você continua conectado com quem quiser, onde estiver, desfrutando de uma conexão de dados ilimitada, extremamente segura e descentralizada.
Playbor
Uma plataforma online que impulsiona a venda de produtos licenciados e de jogos digitais brasileiros de alto impacto.
Ryse Tech
A ideia-chave é intermediar relações de prestação de serviços e favores entre vizinhos, através de um sistema multiplataforma denominado GiD! (sigla para Get it Done!).
SE
A SE é uma plataforma online de obtenção e gestão de informações para escolas, alunos e empresas.
Simplificasa
Criação de um site para intermediar contratações de profissionais da área de construção civil pelos seus contratantes, que são em sua maioria pessoas físicas que fazem obras esporadicamente.
The Best Coffee in Brazil
Plataforma que conecta produtores de café brasileiros com compradores de café internacionais, permitindo maior rentabilidade pela venda da saca ao produtor, menor custo logístico e menor valor pago pela saca ao comprador.
UAIVision
Utilização de drones para inspeção termográfica de torres, linhas de transmissão elétrica e gasodutos.
Viu? Espaço Colaborativo
Um mapa vivo parar mostrar de forma colaborativa o que está acontecendo em lugares da cidade.
Vórtex
Um aplicativo de acompanhamento de obra, com toda interface rodada via internet/browser e/ou dispositivos móveis, que permitirá análises do andamento da obra com um modelo tridimensional.
Vytre
A Vytre busca adaptar o modelo de aceleração, muito popular no universo das startups, para o universo da moda.
Malala
Aplicativo que informa a rota mais segura para mulheres que se deslocam sozinhas, principalmente à noite.
Vaga Fácil
Aplicativo responsável pelo informativo de vagas em tempo real, tanto públicas quanto privadas.
Tá Pronto
Aplicativo para ligar produtores de comida caseira e concumidores.
Miner
Plataforma online para encontrar desenvolvedores de software.