Os cursos da USP estão prestes a se tornarem mais disponíveis aos brasileiros. A partir de hoje, qualquer pessoa poderá fazer as aulas de Física Básica e Probabilidade e Estatística gratuitamente pela internet, por meio de cursos online massivos (na sigla em inglês, MOOCs). A iniciativa surge após uma parceria da startup Veduca com os professores da USP – acesse os novos cursos aqui.
“Após estudar o conteúdo das videoaulas e praticar o conhecimento adquirido utilizando a plataforma do Veduca, quem desejar também poderá fazer uma prova presencial e obter um certificado dos professores”, diz comunicado divulgado pela empresa. Os MOOCs se tornaram populares nos Estados Unidos com a ajuda de plataformas como o Coursera e o edX, que trazem cursos de universidades como Princeton, Stanford, Harvard e MIT.
O curso de Física Básica disponível online será dado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, que dá aulas na USP e coordena a Agência USP de Invação. “As aulas disponíveis no Veduca têm exatamente o mesmo conteúdo passado para nossos alunos da USP em sala de aula. Na prova final, também vamos avaliar os alunos que estudaram pela plataforma do Veduca com o mesmo rigor”, diz ele.
Já o de Probabilidade e Estatística, produzido pela Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação, da Fundação Vanzolini, será ministrado pelos professores André Leme Fleury e Melvin Cymbalista, da Poli-USP. “Para nós, é muito gratificante poder oferecer, num site inovador, um curso capaz de contribuir para o desenvolvimento de muitos estudantes e profissionais”, diz André.
Além dos primeiros MOOCs, a Veduca aproveitou para dar uma repaginada no serviço, com reformulação no design e novas funcionalidades. Agora, quem assiste às aulas poderá fazer testes, ter um caderno virtual com anotações nos vídeos e fazer buscas na fala do professor.
A Veduca foi lançada em março de 2012 e reúne mais de 5.500 aulas online. São quatro fundadores na startup, que recebeu um aporte de R$ 1,5 milhão da Mountain do Brasil* 500 Startups, do investidor-anjo Nicolas Gautier, e da Macmillan Digital Education.
Leia o que nós já publicamos sobre MOOCs:
– MOOCs ‘Made in Brazil’: Aulalivre.net distribui cursos livres gratuitos pela web
– O homem à frente da onda dos MOOCs no Brasil
*A Mountain do Brasil é investidora do Startupi
Foto: Divulgação