Nova startup no mercado. Hoje, noticiamos a chegada ao mercado da Collact, especializada em criar programas de fidelidade para clientes por meio de aplicativos para smartphones –a companhia foi criada em fevereiro, mas anuncia seu lançamento nesta terça. Segundo comunicado divulgado, a startup é lançada com parceria e investimento da Pontomobi (do Grupo RBS*) e investimento dos anjos Marcelo Macedo (cofundador do ClickOn Brasil) e André Shinohara (cofundador do Submarino).
A companhia quer que o seu aplicativo concentre, em um só lugar, todas as promoções e prêmios dos estabelecimentos cadastrados, evitando com que o cliente tenha que carregar vários cartões promocionais. A atuação inicial está prevista para estabelecimentos de São Paulo e o segundo semestre de 2013 deve trazer expansão para outras cidades do país, com prioridade para as capitais do Sul e do Sudeste.
“É comum ir a um restaurante e receber cartões de fidelidade no estilo ‘Almoce dez vezes e ganhe um almoço grátis’. O prêmio costuma ser gratificante, mas o problema é carregá-los em sua carteira até o momento da troca”, diz o cofundador da empresa, Bernardo Brugnara, segundo comunicado divulgado. A ideia do aplicativo é mudar esta situação.
O cliente que quiser usar o programa deve baixa-lo em seu smartphone e fazer um cadastro. Após consumidor um produto em estabelecimento cadastrado, deve apontar um QR Code para o leitor do próprio app para que a compra seja armazenada em Coleções. Esse procedimento gera o acúmulo de pontos e permite a criação de promoções.
Para os estabelecimentos cadastrados, a Collact afirma que se “adequa” às características de cada negócio e se integra às redes sociais para que os clientes mencionem as empresas em seus perfis do Facebook e do Twitter. O comerciante paga mensalidade de R$ 149 para usar o serviço, com acesso a informações pessoais e comportamentais dos clientes.
Além de Bernardo, Leonardo Criscio atua como cofundador do projeto.
A fidelização de clientes com a ajuda de aplicativos não é novidade no mercado. Anteriormente, já falamos aqui da Guidu Card.
Foto: Walmart Corporate/Flickr (Acesse o original aqui)
*O e.Bricks Digital, também do Grupo RBS, faz parte da nova estratégia do Startupi. Saiba mais aqui