O Colab, startup que traz soluções para dinamizar as relações entre cidadãos e serviços públicos, recebeu uma nova rodada de investimentos do Fundo Gov Tech, gerido pela KPTL e Cedro Capital. O valor do investimento não foi divulgado. Anteriormente, a companhia já recebeu mais de R$ 20 milhões de aportes da própria KPTL, e da EDP Ventures, além dos fundos estrangeiros MDIF e Luminate.
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Ao longo de seus 10 anos, o Colab já passou por várias fases e aprimorou seus serviços. O “Novo Colab”, como a empresa gosta de chamar no atual momento, tem um sistema que cria, edita e gerencia qualquer serviço público digital: de matrícula de creche a cadastro de assistência social.
Assim, a companhia criou uma ferramenta criadora de ferramentas, um sistema criador de sistemas, que se integra com qualquer plataforma do governo. Permite a prefeituras, governos de estado e órgãos federais oferecer seus próprios serviços públicos digitalizados on-demand. Desta forma, oferece o nível de profundidade que as instituições necessitam, como processos administrativos como atributos do sistema.
Para Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab, o caminho até aqui engrandeceu muito a empresa. “Em 10 anos, aprendemos com milhares de gestores públicos e nos maiores e melhores fóruns de discussão de tecnologias para governo do mundo quais são suas maiores dores e como a tecnologia pode apoiá-los. Mais do que isso, ouvimos milhões de cidadãos comuns, suas necessidades e o que esperam de um governo para impactar positivamente suas vidas. E aí chegamos nesse ‘Novo Colab’ que estamos apresentando ao mercado”, conta Maia.
Já são mais de 20 milhões de pessoas impactadas no Brasil com a startup, com mais de 1 milhão de usuários. Além disso, mais de 10 mil servidores públicos utilizam a plataforma diariamente. A Colab já conta com 50 funcionários atualmente.
O aporte atual visa desenvolver e aprimorar sua plataforma de serviços, permitindo aos gestores implementarem de forma flexível e adaptável suas diferentes políticas públicas e processos em seu relacionamento com cidadãos e empresas. Além disso, parte do investimento será direcionado para ampliar o alcance em termos de população impactada, por meio do reforço dos canais de vendas e pós-venda.
Solução da Colab na prática
Hoje o novo Colab é uma solução de gestão, uma espécie de “CRM” entre prefeituras e cidadãos e um marketplace de serviços públicos digitais, que podem ser replicadas com facilidade. Cliente do Colab desde 2018, a Prefeitura de Santo André (SP) é um case da startup. De lá para cá, o órgão já tem 45.984 usuários ativos na plataforma que realizaram um total de 121.129 demandas, sendo que 92% foram resolvidas e 8% estão em andamento. Há três meses a prefeitura renovou o contrato, porém com um escopo maior.
As novas ferramentas permitem aos gestores públicos avaliarem o impacto, inclusive financeiro, de redução de custos. É uma métrica que contempla uma gama muito mais ampla de indicadores, já que anteriormente os parâmetros giravam apenas em torno do número de buracos tapados ou de problemas de iluminação resolvidos.
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