Rodrigo Cartacho, empreendedor reconhecido no mercado de tecnologia e inovação, e cofundador Sympla, plataforma online de eventos, anuncia sua estreia em um novo empreendimento: a Oli, plataforma de live commerce que fundou, em fevereiro de 2021, em sociedade com Bernardo Dinardi, empresário do setor de brand experience, Isa Domingues, produtora de conteúdo digital e pioneira em live commerce no País, Danilo Tanaka, especialista em tecnologia e cibersegurança, e Ludmila Tavares, profissional de marketing com mais de 16 anos de experiência.
A empresa nasceu com o capital dos fundadores no modelo de bootstrapping e já gera receita própria para reinvestir e acelerar o crescimento do negócio. Cartacho atua na posição de Conselho da companhia, focado em estratégia de médio e longo prazo.
Dez anos depois de cofundar a Sympla, o empreendedor traz sua expertise com o objetivo de expandir e explorar o universo de possibilidades do live commerce. Pioneira em vendas ao vivo no mercado nacional em multicanais, a Oli oferece plataforma, tecnologia, estratégia, produção de conteúdo, seleção de influenciadores e até estúdio próprio com foco em atender a demanda dos grandes varejistas.
“A Oli nasceu muito bem posicionada, em um mercado superaquecido e com tudo na mão para crescer cada vez mais, sendo a maior empresa de live commerce do Brasil”, diz Cartacho. Ele conta que, ao deixar a função de CEO da Sympla, cargo que ocupou de 2012 a 2021, pretendia tirar um período sabático de dois anos. Mas, foi fisgado pelas oportunidades que fizeram nascer a Oli.
“Vamos continuar nos posicionando como referência em live commerce. Em perspectiva, seremos a empresa responsável por trazer a nova tendência para o varejo nacional: o video commerce, uma possibilidade de gerar conversão com snack contents e short videos, versões mais curtas de conteúdo que podem ser gravados ou ao vivo, sendo exibidos no próprio site ou app do varejista”, afirma.
Febre no mercado asiático, com um faturamento previsto de US$ 770 bilhões em 2023 apenas na China, o mercado de live commerce tem tudo para crescer, e muito, no Brasil. Pesquisas mostram que 88% dos brasileiros pretendem consumir live shopping e 42% já fizeram compras influenciados por criadores de conteúdo digital. E é neste cenário que a Oli vem oferecendo soluções, transformando sites e aplicativos de e-commerces de empresas em um novo canal de venda ao vivo.
Cofundador da Sympla anuncia novo negócio na área de live commerce
Startupi
Fundado em dezembro de 2008, o Startupi é o principal portal de conteúdo direcionado ao mercado de startups, inovação, investimentos e empreendedorismo no Brasil.