Hoje publico para vocês um texto que recebi do Daniel Pereira, cofundador da Papaya Ventures, uma das aceleradoras do programa Start-Up Brasil. Daniel falou sobre o que espera das inscrições da próxima turma da aceleradora, que será focada no B2B. Veja:
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Fazer um programa de aceleração com o foco em startups B2B é um grande desafio, começando pelas inscrições, já que a maioria absoluta dos empreendedores brasileiros ainda esta presa a idéias B2C com seus modelos de negócios “só-faço-dinheiro-quando-tiver-pelo-menos-10-milhões-de-usuários”.
Por um lado, é compreensível ter idéias B2C já que somos todos Consumidores, mas, por outro, o modelo já B2C perdeu muita força entre investidores que agora buscam startups com modelos de negócios que geram receita desde o início, mais comum no modelo B2B. Afinal de contas:
- Empresas tem mais dinheiro do que consumidores;
- O ticket médio das transações B2B são muito maiores do que transações B2C;
- A competição no mercado B2B é menor.
E o uso da tecnologia mobile no meio B2B tem sido foco de inúmeros estudos de empresas como o Google (B2B Trends in Mobile) e Ogilvy (Mobile B2B Whitepaper), merecendo até mesmo uma App Store da Apple dedicada ao mercado B2B.
Para ajudar nosso ecossistema a pensar mais neste mercado, resolvi listar algumas idéias B2B que acredito possuir um bom mercado a ser explorado aqui no Brasil:
1) Taxibeat para Motoboys: Eu sei que qualquer freelancer ou pequeno empreendedor adoraria entrar em um app postar um pedido de entrega e receber resposta de motoboys ao seu redor. Isso faria com que motoboys ganhassem mais e nós usuários pagassemos menos pelas entregas.
2) Leitor de QR Code para Leitura de Medidores: Todos os dias milhares de funcionários de empresas de energia elétrica, gás, água e outras concessionárias andam pelas ruas da cidade para medir o consumo de casas e prédios. Que tal ao invés de anotar isso em papéis ou equipamentos ultrapassados fizessem isso em smartphones android de baixo custo?
3) iFood para Representantes Comerciais: Se uma empresa possui uma força de vendas na rua visitando clientes, ter um app com todos os produtos de maneira que facilite os pedidos é uma mão na roda que muita gostaria de ter.
4) Foursquare para Empresas de Vigilância: Empresas de vigilância precisam de seguranças realizando rondas em pontos estratégicos de condomínios e parques industriais. Que tal então se fosse possível monitorar o trabalho deles com checkins feito via um app?
5) Soundhound para Acesso a Áreas Restritas: Que tal adaptar a tecnologia de aplicativos que identificam músicas para identificar timbres de voz e permitir o acesso a salas restritas em empresas?
E, para fechar, tem muita gente que olha torto para mobile, geralmente dizendo que “minha startup é web, não mobile”. Acredito que todos sabem que crescimento do acesso a internet via mobile cresce exponencialmente enquanto via desktops cai. As previsões são de que em 2014 o acesso a internet via mobile será maior do que via desktop. Portanto, qualquer solução web deve ser pensada em sua versão mobile também ou estará morta em pouco tempo.
Foto: Annie is back/Flickr (Acesse a original)