O Climate Pledge, compromisso cofundado pela Amazon e Global Optimism para atingir zero carbono líquido até 2040, agora conta com o apoio de mais cinco empresas: Uber, Boom, Cabify, JetBlue e Rivian.
A iniciativa foi criada em 2019 e seu principal objetivo é atingir sua meta 10 anos antes do Acordo de Paris, tratado mundial para reduzir o aquecimento global. “Ao assinar o The Climate Pledge, empresas em todo o mundo estão assumindo um compromisso ousado de ajudar a proteger nosso planeta dos impactos devastadores das mudanças climáticas”, disse Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon.
O empreendedor continuou falando sobre a entrada das novas empresas. “O setor de transporte desempenha um papel crítico na aceleração de nossas metas de redução de carbono e damos as boas-vindas a Boom, Cabify, JetBlue, Rivian e Uber, que se juntam a nós na jornada para o carbono líquido zero até 2040. O Climate Pledge até agora está demonstrando liderança na transição vital para uma economia de baixo carbono que ajudará a preservar o meio ambiente para as gerações futuras”.
Confira abaixo a iniciativa de cada empresa:
Uber
O Uber se comprometeu a se tornar uma plataforma de emissão zero até 2040, com 100% das viagens ocorrendo em veículos com emissão zero, no transporte público ou com opções de micromobilidade, como bicicletas e scooters.
A empresa estabeleceu anteriormente uma meta de fornecer 100% das viagens em veículos elétricos (VEs) nas cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, além de atingir as emissões líquidas zero de suas operações corporativas até 2030.
Para atingir esses objetivos, o Uber está investindo em programas e recursos para expandir o Uber Green – uma opção que permite que os passageiros escolham viajar em híbridos ou VEs – e irá dedicar US$ 800 milhões em recursos para ajudar centenas de milhares de motoristas na transição para VEs até 2025. Além disso, a empresa vai investir em uma rede multimodal para fornecer alternativas sustentáveis para carros pessoais.
Boom
A Boom está redefinindo o voo comercial, trazendo a viagem supersônica de volta aos céus. O histórico avião comercial da companhia foi projetado de acordo com os padrões líderes do setor em termos de velocidade, segurança e sustentabilidade. Em fevereiro de 2020, a empresa anunciou que o programa de teste para seu demonstrador XB-1 será neutro em carbono por meio do uso de SAF e compensação de carbono verificada de alta qualidade.
Boom se comprometeu com o desenvolvimento, teste e operação de carbono zero líquido e é membro de várias organizações que trabalham para acelerar a adoção e o fornecimento de SAF para o setor de aviação civil. Ao cumprir sua visão de tornar o mundo mais acessível, a companhia vê velocidade e sustentabilidade como metas compatíveis.
Cabify
Cabify é o primeiro e único aplicativo de mobilidade urbana na Europa e América Latina a ser neutro em carbono, compensando 100% de todas as emissões de carbono que gera – de suas operações corporativas e para cada viagem reservada por meio do aplicativo. A Cabify mede e reduz de perto as emissões de sua atividade corporativa e tem como objetivo eletrificar sua frota de transporte na Espanha e na América Latina até 2025 e 2030, respectivamente.
A empresa está focada em aumentar a proteção ambiental e promover energias renováveis, trabalhando em esforços de grande escala no Chile, Peru e Brasil usando soluções como a tecnologia de cadeia de blocos para compensação de carbono.
JetBlue
JetBlue é a primeira companhia aérea a aderir ao The Climate Pledge; reafirmando o compromisso da empresa em tomar medidas mensuráveis para reduzir seu impacto climático. Em julho de 2020, a empresa se tornou a primeira e única companhia aérea dos EUA a atingir a neutralidade de carbono em todos os voos domésticos.
A companhia aérea espera aumentar para mais de 7 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 compensadas a cada ano – o equivalente anual da remoção de mais de 1,5 milhão de veículos de passageiros das estradas.
A JetBlue vê ainda a compensação de carbono como uma ponte para aumentar as tecnologias de baixo carbono, como SAF, e construir aeronaves e operações mais eficientes em termos de combustível. A companhia começou a usar um tipo de SAF em julho de 2020 para voos saindo do Aeroporto Internacional de São Francisco, permitindo uma redução de até 80% nas emissões de CO2 antes de ser misturado ao combustível de aviação tradicional.
Rivian
Rivian está lançando uma gama de veículos voltados para a aventura, ao lado de vans de entrega projetadas especificamente para aplicativos de entrega de última milha da Amazon. Os veículos de consumo da empresa, o R1T e o R1S, oferecem uma combinação única de desempenho, capacidade off-road e utilidade. Esses veículos usam a plataforma flexível de “skate” da empresa e serão produzidos na fábrica da Rivian em Normal, Illinois, com entregas aos clientes a partir de junho de 2021.
“O Acordo de Paris estabeleceu um roteiro unificador para todos os países e pessoas para enfrentar a crise climática tomando medidas”, disse Christiana Figueres, ex-chefe de Mudanças Climáticas da ONU e parceira fundadora do Global Optimism. “Ao aderir ao The Climate Pledge, os signatários não estão apenas fazendo uma declaração de compromisso com o futuro, eles também estão estabelecendo um caminho para ações e investimentos significativos que irão criar empregos, estimular a inovação, regenerar o ambiente natural e ajudar os consumidores a comprar mais produtos sustentáveis”.
Ao todo, dezoito organizações já assinaram o The Climate Pledge: Amazon, Best Buy, Boom, Cabify , Henkel, Infosys, JetBlue, McKinstry, Mercedes-Benz, Oak View Group, Real Betis, Reckitt Benckiser, Rivian, Schneider Electric, Siemens, Signify, Uber e Verizon.