Novas chances para quem prefere inovar dentro de grandes corporações. A Cisco anunciou ontem a abertura do seu Centro de Inovação no Brasil, com o intuito de desenvolver tecnologias adaptadas às necessidades locais dos brasileiros. O local fica no Rio de Janeiro e, segundo a companhia, faz parte de um pacote de investimentos no Brasil –eles anunciaram que investirão R$ 1 bilhão no país, nos próximos quatro anos.
“O COI será um recurso fundamental para a Cisco, pois criará relacionamentos duradouros com o Governo e clientes brasileiros, trabalhando em conjunto para identificar suas necessidades e oferecer soluções que auxiliem em seu sucesso”, informa a empresa, por meio de comunicado.
O foco inicial das pesquisas a serem realizadas está em soluções para educação, desenvolvimento urbano, esporte e entretenimento, segurança pública, saúde, redes elétricas inteligentes, petróleo e gás.
Confira, em seguida, a explicação da Cisco para sua atuação em cada setor (leiam COI como Centro de Inovação):
Educação
“A tecnologia tem o potencial de aumentar o acesso à educação, bem como melhorar a formação de professores e a aprendizagem dos alunos, um dos principais desafios para o Brasil.
O Centro de Inovação buscará estender as soluções Cisco às necessidades específicas do Brasil para a melhoria contínua da qualidade do ensino e avaliação da educação, criando modelos inovadores de aprendizagem, melhorando a tomada de decisões e reduzindo custos com eficiência administrativa.”
Desenvolvimento Urbano
“O Centro de Inovação apoiará os esforços globais do Cisco Smart+Connected Communities no Brasil, que visam implantar as tecnologias Cisco através de uma plataforma de entrega de serviços para melhorar o acesso a serviços baseados na Internet, estimular o desenvolvimento econômico e reduzir o custo das operações do governo.
Essas soluções são vitais para o desenvolvimento de uma infraestrutura urbana mais eficiente e o crescimento das cidades brasileiras, tanto em projetos quanto na revitalização de áreas existentes.”
Esporte e Entretenimento
“O COI pretende apoiar os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, desenvolvendo soluções para atender às necessidades específicas do País. A proposta é utilizar as soluções Cisco Connected Sports para transformar a natureza das experiências do esporte e do entretenimento, a partir de inovações baseadas em rede.”
Segurança Pública
“O COI usará a plataforma aberta da Cisco para soluções de segurança. Com o auxílio de ecossistemas de parceiros, a Cisco pretende ajudar os clientes nos setores público e privado para proteger a população em geral e otimizar os recursos utilizados para responder a situações, melhorando a precisão e a pontualidade.
Isto é viabilizado por meio da convergência dos sistemas de segurança, tais como sensores, vídeo, telefonia e rádios, com sistemas integrados em uma plataforma comum de Protocolo de Internet. Com a integração desses sistemas, a resposta das organizações para situações críticas será mais adequada, pois obterão informações na hora e local necessários, e em um formato que facilita a operação.”
Saúde
“A escassez de médicos especialistas em algumas regiões, o aumento dos custos com a saúde e a crescente proporção de pessoas com doenças crônicas são alguns dos desafios enfrentados pelos prestadores de saúde no Brasil. Usando a rede como plataforma, as soluções Cisco HealthPresence combinam vídeo de alta definição, áudio e informações clínicas para pacientes de forma a aumentar a eficiência dos profissionais de saúde e suas organizações; tornar os cuidados com a saúde acessíveis a mais pessoas; melhorar a experiência do paciente; e aumentar a disponibilidade e o fluxo de informações. O COI desenvolverá soluções específicas de saúde para o mercado brasileiro.”
Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid)
“Globalmente, as concessionárias de energia elétrica enfrentam o desafio de modernizar uma infraestrutura obsoleta e envelhecida para apoiar a entrega de um serviço mais confiável e eficiente. A Cisco e seus parceiros estão ajudando a indústria de energia a modernizar a geração, a distribuição e o consumo de energia com soluções de comunicação altamente seguras, confiáveis e escaláveis. O Cisco Smart Grid permite que as concessionárias de energia e outras organizações do setor elétrico construam redes altamente seguras com base IP para administrar de forma eficiente a demanda de geração, distribuição, armazenamento e consumo de eletricidade. Com a convergência de sistemas de rastreamento e controle em uma única rede IP, a indústria pode reduzir despesas operacionais e ajudar a garantir que as operações de rede e gerenciamento de tráfego tenham alta prioridade. A rede de convergência também permite que as interrupções de serviço sejam reduzidas bem como o tempo necessário para responder, identificar, isolar, diagnosticar e reparar falhas.”
Petróleo e Gás
“O principal objetivo das empresas de petróleo e da sociedade é explorar reservas de petróleo de forma sustentável, com segurança e com máxima eficiência. As soluções de petróleo e gás da Cisco desenvolvidas no Rio de Janeiro terão um papel fundamental no aumento da produtividade e eficiência operacional em exploração e produção. Por exemplo, a Cisco estimula a colaboração entre equipes de campo onshore e offshore e ajuda a promover o envolvimento remoto de especialistas em atividades de missão crítica. Com as soluções de arquitetura de rede integrada e colaboração da Cisco, a cadeia de suprimentos de petróleo se torna mais eficiente do poço até a bomba.”