Por Bruna Galati
Com uma forte presença no varejo físico, a Chilli Beans, maior marca de óculos escuros da América Latina, enfrentou o desafio de fechar as portas de suas 917 lojas em 2020, devido às medidas de isolamento social implementadas durante a pandemia de Covid-19. Diante dessa situação, a empresa optou por concentrar seus esforços em aprimorar e inovar suas estratégias online e nas redes sociais, além de realizar grandes ações de marketing voltadas para o segmento.
No total, a Chilli Beans investiu aproximadamente R$ 4 milhões no ambiente digital, o que resultou em um crescimento surpreendente de 600% nas vendas online durante o período de fechamento das lojas e alcançou um faturamento de R$ 32 milhões nesse segmento em 2020.
“Após a reabertura das lojas, continuamos a registrar um crescimento médio de 140%, enquanto as lojas físicas tiveram um crescimento de 10%”, afirmou Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Esses resultados demonstram o sucesso das estratégias adotadas pela empresa para se adaptar ao novo cenário e impulsionar seus resultados no mercado e durante o VTEX DAY, um dos maiores eventos de transformação digital da América Latina, o fundador compartilhou algumas estratégias adotadas pela marca.
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Loja física com espaço digital
Em 2022, a Chilli Beans lançou a Loja 2.0, uma franquia física com espaço dedicado à venda online, com estrutura montada para que os vendedores possam fazer live commerces e CRM, por meio dos canais das lojas, em horários de menor movimento no ponto.
Participação no Big Brother Brasil
No Big Brother Brasil 2023, a Chilli Beans promoveu uma festa pool party que contou com três ambientes idealizados para representar os materiais utilizados na nova coleção eco-friendly da marca, Chilli Beans ECO.
Capim prado, acrílico reciclado e acetato biodegradável compõem os óculos e relógios que foram lançados na coleção. A cenografia da festa retratou esses diferentes materiais, que combinados com muita música e estilo, proporcionaram uma tarde incrível para os brothers e sisters e apresentou aos espectadores o lançamento.
Na abertura da festa, Caito explicou um pouco mais sobre a coleção, animando os participantes para a tarde. “Há cinco anos meu filho me perguntou o que eu estava fazendo pelo planeta. Desde então, o tema ‘sustentabilidade’ passou a ser prioridade dentro da Chilli Beans. Foram anos de pesquisa para chegar em três materiais incríveis e, pra mostrar isso, a gente criou três espaços para vocês terem uma experiência sensorial dentro da casa”, falou durante o programa.
Um ano antes, a empresa lançou contêiners feitos de plástico reciclado e energia solar e espalhou mais de 400 unidades pelo Brasil. “Com esse projeto, vamos aumentar 40% do faturamento da empresa e colocamos esses contêiners em lugares que a loja física não pode chegar”, explicou Caito no VTEX DAY.
Cruzeiro da Chilli Beans
A Chilli Beans promove anualmente o Chilli Mob Cruise, um cruzeiro que vai além de uma simples convenção de vendas. Nesse evento diferenciado, são realizadas atividades envolvendo arte, moda e música, proporcionando uma experiência única aos participantes. Além disso, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, aproveita a ocasião para reconhecer e valorizar seus colaboradores e parceiros comerciais, e também para anunciar as coleções que estão por vir, gerando expectativa e entusiasmo.
A edição de 2024 do Chilli Mob Cruise será novamente aberta ao público em geral, ampliando ainda mais o alcance desse evento. Em breve, a Chilli Beans irá compartilhar mais informações. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Chilli Beans em criar momentos únicos de interação com seus colaboradores, parceiros e fãs da marca, promovendo o compartilhamento de experiências, a celebração da cultura e o anúncio de novidades.
Chilli Beans no Mercado Livre
Em 2022, Oo Mercado Livre anunciou a chegada da Loja Oficial Chilli Beans à plataforma. A parceria com a marca reflete o alto investimento do marketplace na categoria de moda, além de promover a melhor experiência de compra para os consumidores.
“Queremos estar presentes onde o nosso consumidor está presente, e se existe um espaço gigante de busca por óculos no Mercado Livre, entendemos que é nosso dever estar presente ali. É uma verdadeira união de empresas líderes na América Latina. A ideia dessa parceria foi criar mais um ponto de contato com o cliente, sendo essa mais uma forma de contar a história da marca e das novidades que trazemos com ela”, explicou Caito.
Campanha com Inteligência Artificial
Em 2023, a Chilli Beans fez parceria com o SAL2 Studio, do casal Kevin Saltarelli e Carlos Sales, para gerar imagens bem realistas através de ferramentas de IA e desenvolver uma campanha inteira de marketing.
Foram geradas mais de 10 mil imagens através do modelo de cocriação com a IA para chegar nas seis cenas finais da campanha “Se não existe, a gente inventa”. O texto da locução do filme foi gerado pelo ChatGPT.
Com a novidade, a marca se posicionou como uma das primeiras a criar uma campanha inteira com imagens geradas por IA, seguindo seu objetivo de ser uma empresa inovadora e visionária.
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