* Por Ana Flávia Carrilo
As startups unicórnio geram um fascínio dentro e fora do ecossistema empreendedor. Todos esperam para conhecer a lista de startups de alto impacto, em fase de scale-up que atingem a marca de US$1 bilhão. E o ano de 2020, começou com uma grande aposta neste sentido para o Brasil, mas como foi nosso desempenho neste sentido?
O ano começou muito bem no Brasil, com seu primeiro unicórnio (o 11º do país) anunciado já em janeiro – a Loft, startup de compra e venda de imóveis. Com apenas 16 meses de operação, captou em sua terceira rodada de investimentos US$175 milhões em uma operação liderada pela Vulcan Capital e Andreessen Horowitz.
A partir daí, passamos por um hiato inesperado. A pandemia do covid-19 paralisou muitas das transações e investimentos por um período, não só no Brasil, como em todo o mundo. Foi preciso alguns meses de recuperação do ecossistema, mas as novidades chegaram!
Em setembro de 2020, fomos surpreendidos por boas notícias: a VTEX, se tornava o mais novo unicórnio verde e amarelo. A empresa, que desenvolve soluções para o comércio eletrônico, recebeu um aporte de R$ 1,25 bilhão em uma nova rodada de financiamento, o que rendeu uma avaliação de US$ 1,7 bilhão.
A empresa já vinha registrando crescimento neste ano por causa das mudanças de hábitos de consumo. De acordo com a VTEX, sua plataforma de comércio colaborativo e marketplace, teve um crescimento de 98% durante a pandemia.
E agora, em dezembro, mais uma notícia boa para o Brasil: conquistamos mais um unicórnio, desta vez, uma fintech (o 13º unicórnio). O banco digital C6 Bank tornou-se o mais novo unicórnio do país, com valor de mercado fixado em R$ 11,3 bilhões (US$ 2,1 bilhões).
Isso nos mostra a força do empreendedorismo brasileiro, nossa alta capacidade de adaptação a situações difíceis e potenciais de crescimento. Ainda que em um momento atípico, conseguimos encerrar o ano, com novos unicórnios, investimentos, a assinatura do Marco Legal das Startups e expectativas promissoras para os próximos anos.
Nos resta acompanhar os próximos passos. Estarei em 2021 por aqui, para vivenciar e compartilhar com vocês essa jornada. Até lá!
Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.