O ChatGPT, plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pela OpenAI, alcançou 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento em novembro.
No entanto, de acordo com a Agência Reuters, a plataforma registrou sua primeira queda no número de tráfego global via computadores ou celulares desde o seu lançamento em novembro de 2022.
Segundo dados divulgados pela Similarweb, ferramenta de análise de sites e aplicativos, o ChatGPT apresentou uma diminuição de 9,7% em junho em comparação com maio de 2023.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Além disso, o número de visitantes únicos da plataforma caiu 5,7%. Outro indicador relevante foi a redução de 8,5% no tempo que os visitantes passaram no ChatGPT. Vale ressaltar que o ChatGPT ainda recebe mais de 1,5 bilhão de visitas mensais, posicionando-se como um dos 20 principais sites do mundo.
Segundo a Agência Reuters, uma das possíveis razões para a queda pode ser o lançamento de concorrentes, como o chatbot Bard, do Google, nos últimos meses. Enquanto isso, a OpenAI lançou o aplicativo ChatGPT para sistema iOS em maio, sem grandes atualizações.
Além disso, as férias escolares podem ter contribuído para a redução, já que os estudantes procuram menos por ajuda com lições de casa nesse período.
A Reuters informou que a OpenAI não comentou sobre essa queda ou revelou seus planos para reverter essa situação.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.