A Cesar.Labs, aceleradora do C.E.S.A.R (em Recife – PE), está com inscrições abertas para novas startups até dia 14 de julho no site da empresa. Podem se escrever pessoas físicas ou jurídicas que tiverem algum projeto inovador que se enquadre nos perfis do programa.
A aceleradora prioriza alguns segmentos de mercado. São eles: TIC (Tecnologia de Informações e Comunicação), varejo, agricultura, saúde, educação, editorial, eletro-eletrônico, automóveis, robótica e biologia sintética.
O programa de aceleração atende empreendimentos em diferentes estágios de maturidade, desde a ideia em sua fase conceitual, até empreendimentos que já atuam no mercado. Para os de estágio inicial, o processo começa com a modelagem de ideia, avaliação de especialistas, entendimento do problema, elaboração da visão da solução e a construção de um produto mínimo viável. Todo esse processo possui o suporte de gestores do programa, com apresentação e guias de produção do processo.
Para os empreendimentos que já têm produtos lançados e clientes, o programa é voltado para validação de outros aspectos do modelo de negócio que permitam um crescimento acelerado. Nesta fase, é esperada uma maior integração com os clientes e projetos desenvolvidos no C.E.S.A.R, em busca de geração de projetos em conjunto ou até mesmo captação de clientes.
A aceleradora diz que deve selecionar cerca de dez empreendimentos e oferecerá muitos benefícios aos nomeados. Além de espaço de trabalho em um dos maiores centros de inovações do Brasil, o C.E.S.A.R, a aceleradora oferece um time de mentores e facilitadores dando suporte, profissionais que já construíram e fundaram negócios; recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento dos projetos, entre outros. Em troca do investimento nos empreendimentos, o Cesar.Labs receberá uma participação acionária que pode variar entre 10% e 45%, conforme com a maturidade do projeto.
O processo seletivo do programa é dividido em três etapas. Na primeira, qualquer empreendedor pode se candidatar – para isso, basta preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site. Se a empresa for selecionada, seguirá para a segunda etapa, onde irá apresentar sua ideia à equipe gestora da aceleração para validar e refinar a proposta. E na última etapa, a empresa fará uma apresentação final ao Comitê de Investimentos que avaliará a viabilidade de execução da sua ideia no programa. Todas as etapas serão classificatórias e caso a ideia seja aprovada, serão iniciados os procedimentos formais para liberação dos recursos econômicos e financeiros.
No dia 1º de setembro sairão os resultados dos empreendimentos selecionados na etapa 1 e iniciarão as etapas seguintes. O resultado final da turma de aceleração selecionada nas etapas 2 e 3 está marcado para o dia 1º de novembro. E no dia 17 de novembro será o início do programa de aceleração.
Os interessados podem submeter as startups de duas formas, inscrição pelo site da aceleradora pelo programa Startup Brasil. Caso a empresa tenha submetido a proposta no programa Startup Brasil, não é necessário preencher o formulário de inscrição do Cesar.Labs, basta enviar o “modelo estruturado de formulário para apresentação de proposta ao e-mail info@cesarlabs.com.
Sobre o C.E.S.A.R
O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores.
O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Uma lista parcial de clientes do C.E.S.A.R inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), CHESF, Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, Siemens e Saraiva. Em 2013, o C.E.S.A.R superou a marca de R$ 70 milhões em vendas de projetos de inovação.
Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do C.E.S.A.R para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005).