O CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – planeja investir R$ 1,6 milhão em iniciativas de pesquisa relacionadas à IA generativa, como ChatGPT e Dall-E 2. A empresa tem como foco principal as áreas de Design, Educação e Tecnologia, especialmente o Desenvolvimento de Software.
Com esse investimento, a empresa quer se estabelecer como referência no desenvolvimento de metodologias que possam contribuir para o mercado e orientar seus negócios de forma mais eficiente. O CEO do CESAR, Eduardo Peixoto, destaca a importância de se especializar no tema de IA e propor análises sobre como lidar com ele, considerando o fato de que a empresa é um laboratório de projetos de IA e conta com pesquisadores de alto nível.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Além do investimento em pesquisa, a empresa planeja promover eventos para estimular debates sobre IA generativa, realizar workshops para a comunidade, oferecer cursos de extensão e especialização na área, além de focar no desenvolvimento de experimentos internos.
O CEO comenta que “Sabendo que haverá novas formas de desenvolver software, o CESAR pretende se tornar uma instituição de referência no ensino dessas novas abordagens e na formação de profissionais para o futuro. A experiência acumulada será utilizada para desenvolver metodologias que permitam que outras empresas e instituições descubram como transformar seus próprios negócios”.
As IA generativas são baseadas em grandes modelos de linguagem (LLMs), que são algoritmos de aprendizado profundo (deep learning), capazes de criar dados e conteúdos originalmente. “O CESAR busca antecipar-se para auxiliar na educação dessa nova sociedade, pois acredita que ocorrerão grandes mudanças que exigirão uma revisão de muitos aspectos de nossas vidas”, destaca César França, head de Conhecimento do CESAR.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.