Em entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, que foi ao ar ontem, o CEO do Google Sundar Pichai, deu a entender que a sociedade não está preparada para o rápido avanço da IA. “Todos os produtos de todas as empresas” serão afetados pelo rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial, diz o CEO. Durante a entrevista, o executivo ainda alertou que a sociedade precisa se preparar para tecnologias como as que já foram lançadas e defininiu a IA como “tecnologia mais profunda em que a humanidade está trabalhando – mais profunda que o fogo ou a eletricidade”.
O executivo defendeu ainda uma regulamentação para a tecnologia, fazendo coro a outros grandes nomes de gigantes da tecnologia, como Elon Musk e Steve Wozniak, que recentemente assinaram uma carta para frear os avanços de IA em alguns meses, até que se entenda os potenciais riscos da tecnologia. Até o momento, já são mais de 26 mil assinaturas. “Estamos constantemente desenvolvendo melhores algoritmos para detectar spam. Precisamos fazer a mesma coisa com deep fakes, áudio e vídeo. Com o tempo, deve haver regulamentação. Deve haver consequências para a criação de vídeos deep fake que causam danos à sociedade”, diz.
CEO do Google comenta novidades da companhia
Em março, o Google anunciou o início dos testes do Bard, uma experiência inicial que permite ao usuário colaborar com a IA generativa. O anúncio segue segue a linha dos anúncios da companhia de produtos que permitem experiências úteis de IA para pessoas, empresas e comunidades. A novidade do Google seguiu o anúncio da Microsoft, em janeiro de que o mecanismo de busca Bing incluiria a tecnologia GPT da OpenAI, que atraiu atenção internacional após o lançamento do ChatGPT em 2022.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.