Dando segmento ao “Projeto Boomerang”, que levou o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, a participar como colaborador do aplicativo, o Wall Street Journal entrevistou o executivo que se transformou em um motorista de aplicativo por meses. Dara realizou viagens para clientes a bordo de um Tesla usado e sentiu na pele o que seus colaboradores sofrem.
A iniciativa aconteceu em São Francisco, na Califórnia, e surgiu depois que a Uber percebeu uma escassez no número de motoristas filiados ao aplicativo no cenário pós pandemia. Enquanto o Uber há muito tempo tem uma fatia maior do mercado de ações do que Lyft, sua estratégia focada no motorista ajudou a deixar seu concorrente mais jovem para trás e colocá-lo em uma posição mais forte para resistir ao tumulto econômico atual.
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“Eu acho que a indústria como um todo, em certa medida, desvalorizou os motoristas”, disse o Dara Khosrowshahi em uma entrevista ao Wall Street Journal. “A escassez de mão-de-obra alimentada pela pandemia forçou uma introspecção de toda a empresa, e reexaminar cada uma das suposições que fizemos”.
A empresa continua a enfrentar críticas de motoristas, ativistas e grupos trabalhistas, que têm feito campanha para obter maior remuneração para motoristas e mais transparência sobre como as tarifas são divididas. Os governos nos Estados Unidos e no exterior estão em guerra com Uber sobre como classificar os motoristas e garantir-lhes maiores benefícios e proteções.
CEO da Uber também participou como entregador
Enquanto participava como entregador do Uber Eats, o CEO percebeu falhas em sua plataforma. Frequentemente combinava a atual viagem com sua próxima entrega enquanto ele estava a caminho de completar um pedido. Uma vez ele clicou na notificação e o aplicativo começou a navegá-lo para uma nova direção de ocultação de endereço para o pedido atual.
Novos pedidos são agora enfileirados após os pedidos existentes, mesmo que os motoristas cliquem neles, para que as informações sobre o pedido atual não sejam perdidas.
Em outra ocasião, Dara apareceu em um restaurante para pegar o que ele pensava ser um pedido apenas para saber que envolvia duas entregas separadas. A plataforma estava combinando pedidos pelo mesmo caminho, mas o aplicativo não deixava isso claro. A empresa introduziu uma melhor rotulagem para viagens que envolviam mais de uma entrega.
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