Como fazer a startup crescer sem perder o tom de startup e negócio familiar criado pelos fundadores? Quem enfrentou esse desafio foi Carlos Curioni, que veio do MercadoLivre para ser CEO da Elo7 no final de 2011. O executivo se tornou o principal líder da startup, após ela ter recebido um grande aporte, e transformou um time de quatro pessoas em um de 32. Como ele fez isso? Foi isso que eu quis saber.
O início
“A Elo7, que funciona como um marketplace para artesãos, começou há cinco anos e meio. É uma startup já ‘mais velhinha’ e, até final de 2011, ela era totalmente independente e não tinha financiamento. Ela foi fundada por um casal de campinas no final de 2008 e foi crescendo bem organicamente. O marketplace tem essa característica: é preciso crescer orgânicamente. Não adianta trazer muito comprador, se não tem vendedor. O crescimento acontece de uma maneira mais orgânica que uma startup tradicional. Houve esse tempo de maturação pra chegar a uma massa crítica, necessária para chegar no que a Elo7 é hoje”
A chegada de Carlos
“No final de 2011, veio a primeira rodada de investimento. Neste momento, que vim pro Elo7, por que os fundadores resolveram não ficar no dia a dia do negócio e os investidores procuraram alguém pra dar continuidade ao crescimento mais acelerado. Em fevereiro de 2012, fizemos uma segunda rodada e hoje temos 3 investidores.
De lá pra cá, o cenário mudou e aceleramos o crescimento. Temos um time de desenvolvimento de mais de uma dezena de pessoas, temos uma equipe maior de atendimento, marketing, comunidade. Estamos hoje com 32 pessoas trabalhando, fizemos uma aquisição de uma empresa na Argentina, que tem um modelo de negócio parecido com o nosso e a ideia é que seja o primeiro passo na expansão pra América Latina.”
Como manter a mentalidade
“Era uma empresa bem familiar. O familiar, às vezes, tem conotação negativa, mas o mais importante dessa característica é a questão do atendimento. Da forma como a empresa foi criada e foi crescendo naturalmente, ele teve uma capacidade de envolvimento com o vendedor, um relacionamento. A criação dessa comunidade foi importante e estamos intencionalmente mantendo isso. Temos uma equipe grande tanto do atendimento, assim como a equipe de comunidade, para manter essa gestão da comunidade de vendedores.
Queremos manter isso e, para manter, você precisa de processos. No passado, eram centenas de vendedores, mas hoje estamos lidando com centenas de milhares.”
Foto: A imagem usada neste post foi retirada de uma loja dentro da Elo7. Veja aqui