A Cedro Capital, gestora de recursos independentes sediada em Brasília (DF), acaba de anunciar um aporte de R$ 4.5 milhões na SolarView, empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de geração de energia solar. O aporte envolve a evolução de produtos, desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma SaaS de monitoramento de usinas de geração, bem como a expansão comercial e da distribuição dos produtos.
“O objetivo do aporte é consolidarmos nossa liderança no mercado e evoluir nossas soluções e tecnologias. Sempre tivemos e temos um papel, que é trazer inovação para o mercado de energia solar. Assim, estamos trabalhando em um ecossistema de soluções que irão ajudar as empresas integradoras a aproveitar o pós-venda solar como uma oportunidade de negócio”, ressalta Aécio Bolzon, CEO da SolarView.
No Brasil, já foram instalados mais de 1,2 milhões de sistemas de energia fotovoltaica distribuídos, com crescimento da capacidade instalada de mais de 30% em 2022, em relação a 2021. Recentemente, o país ultrapassou a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica distribuída, de acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Em 2015, a SolarView lançou o Datalogger SolarView, primeiro coletor de dados universal da empresa. Com conceito Internet of Things (IoT), o aparelho coleta, armazena e transmite dados de Inversores Fotovoltaicos. “O principal diferencial dele com a concorrência é que ele é universal, ou seja, se comunica com, praticamente, todas as marcas de inversores presentes, enquanto outros equipamentos comunicando-se, exclusivamente, com os inversores de determinada marca”, destaca Bolzon.
Dois anos depois, a empresa lançou o aplicativo SolarView. A plataforma permite ao proprietário de uma usina monitorar a geração e consumo de forma integrada, possibilitando mais transparência e agilidade na gestão energética. Foi nesse mesmo período que a empresa se aproximou da Cedro Capital e começou a construir um relacionamento fluido. Até que, neste ano, iniciou o processo de captação de recursos.
Atualmente, são mais de 1.200 assinantes e mais 160 mil usinas monitoradas pelo país. Com o aporte da Cedro Capital, a meta da SolarView é alcançar 3 mil assinantes até 2023, com crescimento de 170%.