O Carnaval já se tornou uma data essencial para os empreendedores digitais que desejam alavancar seu faturamento no início do ano. De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online, de 1º de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, mais de 51 mil produtos relacionados à data foram comercializados, um crescimento de 70% em relação ao mesmo período de 2023. Ao todo, as PMEs já movimentaram mais de R$ 1,4 milhão com vendas online para o carnaval até o momento.
Entre os produtos mais vendidos estão: bandanas, camisetas, fantasias e acessórios. Somente as fantasias tiveram um crescimento de 339% nas vendas e um faturamento estimado de mais de R$ 440 mil reais.
“O começo do ano era visto como um período de baixo movimento para o varejo, porém isso vem mudando a partir das estratégias utilizadas pelos empreendedores. A estética carnavalesca surge com uma gama de oportunidades e, aliada às festas e foliões, as vendas de produtos relacionados alavanca o faturamento dos lojistas”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.
Cases no Carnaval
Na agitada temporada de Carnaval, a empreendedora Heloiza Romão, dona da loja online de roupas femininas El Gato Store, reconhece a importância das vendas que ocorrem nesse período. “A coleção de Carnaval tem um peso muito grande para nossa marca, por ter nascido nessa época em 2017, por isso temos um ótimo histórico de vendas durante as festividades carnavalescas”.
A empreendedora afirma que para este ano, a loja adaptou as tendências ao desejo do nosso público, trazendo pela primeira vez uma coleção de estampas regionais para a seção de camisetas, que homenageiam as cidades tradicionais do carnaval. “Além disso, oferecemos brindes conforme o valor de compras relacionados aos produtos temáticos de cada coleção e frete grátis a partir de R$ 299 em compras na nossa loja”, complementa a lojista.
Para Daniella Ronchesel, proprietária da loja online de roupas infantis Cantarola, o Carnaval é um dos principais períodos para comercializar as meias coloridas e divertidas que são o carro-chefe do seu negócio e itens indispensáveis para os pequenos foliões. “Nossas coleções são desenvolvidas através de pesquisas no universo infantil, buscando sempre trazer peças coloridas, lúdicas e com texturas atrativas para as crianças. E para a nossa coleção de Carnaval seguimos esse mesmo caminho. Ano passado percebemos que implantar novos itens, como fantasias e acessórios, foi um diferencial que trouxe visibilidade para esse período de vendas, aumentando o ticket médio e gerando o benefício ao cliente de encontrar tudo em um só lugar, economizando no frete”, comenta a empreendedora.
O levantamento da Nuvemshop também aponta que as PMEs venderam mais de 12 mil produtos cadastrados com o termo “carnaval” em suas lojas virtuais, um volume 148% superior a 2023, quando comercializaram cerca de 5 mil. Além disso, houve um aumento nas vendas dos produtos registrados com as palavras “glitter” (23 mil itens/+53%) e “lantejoula” (mais de 2 mil itens/+170%).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro até 4 de fevereiro de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
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