*Rodrigo Baluz
Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras e seus negócios, a comunidade Carnaúba Valley lançou, no último dia 17, o primeiro encontro Café Delas – Empreendedoras. A ação baseia-se em encontros mensais onde serão realizadas rodas de conversa direcionadas às dificuldades mapeadas, muita troca de experiências práticas e vivências na jornada empreendedora, além de criar um ambiente propício para conexão e networking. A nova vertical de atuação da comunidade pretende potencializar os negócios que tenham à frente mulheres, evidenciando o potencial do Piauí no empreendedorismo feminino.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI), um total de 125.529 empresas piauienses são constituídas apenas por mulheres, o que representa 47,20% do total de 265.897 empresas ativas no estado. Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que o Piauí está acima da média nacional de 34%, sendo o terceiro estado do Nordeste e o sétimo do Brasil com maior número de mulheres empreendedoras, proporcionalmente em relação ao total de empreendedores.
Café Delas inclui mais mulheres o ecossistema de inovação piauiense
O Café Delas tem o Sebrae Piauí, por meio da Unidade Regional Parnaíba, como parceiro com o Sebrae Delas, um programa que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É por saber da força das mulheres nos negócios que o Sebrae atua para impulsionar o empreendedorismo feminino, orientando e inspirando as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fechar contratos e ter muito sucesso.
Durante o lançamento da ação, ocorrido no ambiente do Nacestta Café, espaço liderado por mulheres empreendedoras, tivemos a presença de parte da equipe da Associação Mulheres D’ Negócios do Piauí (AMNe-PI). Para a presidente da AMNe-PI, Elizete Alves, questões relacionadas ao acesso a crédito ainda são um dos maiores problemas. Segundo ela, isso dificulta que mais mulheres empreendam.
“Sempre somos dependentes de alguém, não temos patrimônio e, quando precisamos de créditos em instituições financeiras, não temos como comprovar renda. Isso é suficiente para não conseguir empréstimos. Assim, vivemos na informalidade e abrimos nosso próprio negócio na raça, cara e na coragem. Já outras mulheres optam por empregos formais, assim consideram-se mais seguras”, explica Elizete Alves.
“Agora, o Café Delas – Empreendedoras irá buscar reunir os vários movimentos existentes em Parnaíba e região norte do Estado, que trabalham o Empreendedorismo Feminino. Temos pelo menos quatro movimentos na região: Elas Inspiram Phb, AMEPAR – Associação de Mulheres Empreendedoras de Parnaíba, Elas Empreendem Phb e Encontro de Brechós Phb. Precisamos integrar estes movimentos para fortalecer o segmento e impulsionar esta grande rede de apoio as mulheres empreendedoras, afirma Rodrigo Baluz, um dos líderes da comunidade Carnaúba Valley.
Apaixonado pela Educação Empreendedora, Rodrigo Baluz encontrou na inovação e no empreendedorismo um novo significado para fazer educação e mudar a vida de jovens. Líder, fomentador e mentor do ecossistema de inovação e empreendedorismo digital Carnaúba Valley, em Parnaíba, litoral do Piauí.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.